Reflexões sobre o medo

Autores

  • Jorge Alberto Ramos Sarmento Universidade Federal do Pará, UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7i1.50161

Palavras-chave:

medo; controle social; conflitualidade

Resumo

O presente trabalho pretende, de forma  muito breve, proporcionar algumas reflexões sobre o fenômeno do medo ao longo de um processo histórico, a partir de um ponto de vista de vários pensadores, desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais. Mais do que um fenômeno individual, o medo pode ser considerado como uma representação coletiva, e em sua conexão com a religião tem sido um importante instrumento de controle social. Na atualidade, as reflexões de pensadores como Slavoj Zizek alertam que em função da necessidade de um processo de organização social e administração eficiente da vida em grupo, bem como da possibilidade de se dispor de um poder de grande amplitude, o poder do medo torna-se cada vez mais relevante, dando ênfase a chamada política do medo. Em uma realidade cada vez mais desprovida de perspectivas futuras, onde se busca evitar tudo que seja capaz de causar sofrimento, o  medo passa a adquirir uma modalidade de consumo, desprovido das antigas visões religiosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Alberto Ramos Sarmento, Universidade Federal do Pará, UFPA

Licenciado em Filosofia (UFPA), mestre e doutor em Ciências Sociais (UFPA), possuindo bacharelado em Administração (UFPA) e Pós-Graduação (Lato sensu) em Educação e Problemas Regionais (UFPA). É professor Associado da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência na área de Filosofia Política, Ciência Política, Filosofia do Direito, Sociologia do Direito e Ética.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-07

Como Citar

Jorge Alberto Ramos Sarmento. (2020). Reflexões sobre o medo. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(1), p.179–192. https://doi.org/10.18012/arf.v7i1.50161