Conhecimento e indeterminação em Bergson
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v11i2.69430Palavras-chave:
conhecimento, memória, dualismo, Bergson, KantResumo
Este artigo revisita a solução, oferecida por Bergson, ao problema clássico da relação do corpo com o espírito, confrontando o sistema legado por esse filósofo com soluções anteriores, mas principalmente com a de Kant. Para isso, recupera-se as linhas maiores do argumento desenvolvido sobretudo em Matéria e memória, com o objetivo de articular sua definição concorrente de conhecimento.
Downloads
Referências
PEREIRA, Demétrio Rocha. Pragmatismo vital e realismo na aproximação Nietzsche-Bergson (no prelo).
BERGSON, H. Matéria e memória: Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BERGSON, H. O pensamento e o movente. Ensaios e conferências. Trad. Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
COPLESTON, F. Historia de la filosofía. Vol. VII: de Fichte a Nietzsche. Trad. Ana Doménech. Barcelona: Ariel, 1996.
DELEUZE, G. A filosofia crítica de Kant. Trad. Germiniano Franco. Lisboa: Edições 70, 2009.
DELEUZE, G. Bergsonismo. Trad. Luiz Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2012.
HICKMANN, G. Dedução transcendental e realismo na Crítica da razão pura. In: Cadernos de filosofia alemã, v. 28; n. 1, 2023, pp. 43-60.
HYPPOLITE, J. “Du Bergsonisme à l'existentialisme”. In: Actas del Primer Congreso Nacional de Filosofía, tomo 1. Mendoza, Universidad Nacional de Cuyo, 1949a, pp. 442-455.
HYPPOLITE, J. “Aspects divers de la mémoire chez Bergson”. In: Revue Internationale de Philosophie, vol. 3, No. 10, 1949b, pp. 373-391.
KANT, I. Crítica da razão pura. Trad. Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes, 2012.
KANT, I. Lógica. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.
SCHRADER, G. “Kant’s theory of concepts”. In: WOLFF, R. P. (ed.). Kant: a collection of critical essays. Nova York: Doubleday, 1967, pp. 134-155.
SPINOZA, B. Ética. Trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
STIEGLER, B. “Flux et realité: une lecture croisée de Nietzsche et Bergson”. In: Quaestio, 17. Turnhout: Brepols, 2017, pp. 341-366.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.