Direito e ética na arquitetônica kantiana – uma crítica à tese da dependência
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v11i2.70262Palavras-chave:
Tese da dependência, Rechtslehre, Lei moral, Imperativo categóricoResumo
Este artigo apresenta uma crítica a tese da dependência do direito à moral na filosofia kantiana. O fio condutor de nossa análise será a exposição de tal leitura pelos argumentos de Höffe, o qual expõem em seu artigo a conclusão de um imperativo categórico do direito. Sustentamos nossa crítica nos fundamentos insuficientes do conceito moral do direito e a obrigatoriedade das ações jurídicas. Ademais, este artigo tem como objetivo apresentar uma correta leitura do direito e da ética como subclasses da lei moral, sem, contudo, mesclar seus elementos constituintes. Para isso, apresentaremos os argumentos da tese da dependência pela exposição de Höffe e, após, realizaremos nossa crítica aos fundamentos basilares de tal leitura. Por fim, exporemos o campo de atuação de cada subclasse da lei moral, a saber, o direito e a ética.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Guido Antônio. Kant e o princípio do direito. In: Kant e o direito. Alexandre Travessoni (Org.). Belo Horizonte: Mandamentos, 2009.
BECKENKAMP, Joãosinho. Sobre a moralidade do direito em Kant. Ethic@ Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 63-83, 2009.
GUYER, Paul. As deduções de Kant dos princípios do direito. Trad. Paula Maria Nasser Cury. In: Kant e o direito. Alexandre Travessoni (Org.). Belo Horizonte: Mandamentos, 2009.
HÖFFE, Otfried. Immanuel Kant. Trad. Christian Viktor Hamm. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
HÖFFE, Otfried. O imperativo categórico do direito: uma interpretação da “Introdução à Doutrina do Direito”. Studia Kantiana. v. 1, n. 1, p. 203-236, 1998.
KANT, Immanuel. Gesammelte Schriften: herausgegeben von der Deutschen Akademie der Wissenschaften. 29 vols. Berlin: Walter de Gruyter, 1902.
MERLE, Jean-Christophe. Die zwei Kantischen Begriffe des Rechts. Jahrbuch für recht und ethik. v. 12, p. 331-346, 2004.
TERRA, Ricardo R. A distinção entre direito e ética na filosofia kantiana. In: Filosofia política 4. Porto Alegre: LePM Editores, 1987.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.