Os deslocamentos do particular na estética de Theodor Adorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v11i3.70519

Palavras-chave:

Adorno, Deslocamento, Hegel, Obra de arte, Particular

Resumo

O propósito deste trabalho é delimitar e colocar em perspectiva o lugar do particular na estética de Theodor Adorno, a partir de seus deslocamentos, sobretudo no que concerne: 1) à relação entre obras de arte específicas e a tradição; 2) à relação entre as obras de arte consigo mesmas e com a sociedade; e, 3) à relação entre o particular e o universal – como apropriação crítica do pensamento de Hegel por Adorno, explícitas em obras específicas de Beethoven e Berg. A justaposição relacional, tal como sobrescritas nos três tópicos, permitirá perceber os efeitos dos deslocamentos do particular que, uma vez configurado no seio das obras de arte, se estabelece enquanto negação e crítica do estado de coisas vigente, na medida em que aponta para as contradições do tecido social, mas, negando seu modus operandi, ao se afigurar como um modo de totalidade não coercitiva do universal sobre o particular, no âmbito da qual o particular se move e, ao se mover, determina a si mesmo e determina o universal. É esse modo de determinação, efetuado pelos deslocamentos do particular, que posicionará a obra de arte como um agente articulador – desde seu interior – de modos possíveis e distintos dos modos vigentes de se conhecer e viver em sociedade.

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Biografia do Autor

Fabiano Leite França, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduou-se em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Estudou Música na Escola de Música de Brasília (DF) e nos Conservatórios de música das cidades de Varginha (MG) e São João Del-Rei (MG). Atuou como Professor/Tutor na Pós-Graduação em Filosofia (Modalidade EAD) e como Professor/ Orientador de TCC da Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente, desenvolve pesquisa na área de Estética e Filosofia da Arte, associada à Epistemologia e à Filosofia Social; tendo como áreas de interesse a Teoria Crítica da Sociedade, a Filosofia Contemporânea e o Idealismo Alemão. Publicou recentemente o livro "Música e indústria cultural: Entre o popular e o erudito".

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Publicado

2025-01-14

Como Citar

França, F. L. (2025). Os deslocamentos do particular na estética de Theodor Adorno . Aufklärung: Journal of Philosophy, 11(3), p.29–42. https://doi.org/10.18012/arf.v11i3.70519

Edição

Seção

Artigos