O Niilismo em Ivan Karamázov: Em constante referência a Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v11iEspecial.70846Palavras-chave:
Dostoiévsky, Nietzsche, Niilismo, liberdadeResumo
O artigo procura pensaro niilismo de Ivan Karamázov em três capítulos decisivos de “os irmãos Karamázov”, “a revolta”, “o grande inquisidor” e “o diabo. O pesadelo de Ivan Fiódorovitch”, fazendo constante referência ao pensamento de Nietzsche. Através do exame desses capítulos, o artigo procura refletir sobre o problema fundamental da liberdade humana e sobre o conflito entre fé e razão, apresentando os elementos decisivos da crítica de Dostoiévski ao cristianismo institucional e à sua inversão do sentido da compaixão.
Downloads
Referências
BERDIAEV, Nikolai. O espírito de Dostoiévski. Tradução de Otto Schneider. Rio de Janeiro: Eleia Editora, 2021.
Bíblia Sagrada. Tradução de Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. São Paulo: Paulus, 1990.
CHESTOV, León. La filosofia de la tragédia: Dostoievski y Nietzsche. Traducción de D. J. Vogelman. Buenos Aires: Emecé Editores S.A., 1949.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Os irmãos Karamázov. (3ª Edição). Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2012.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e Castigo. (6ª Edição). Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2012.
FRANK, Joseph. Dostoiévski: Um escritor em seu tempo. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
NIETZSCHE, Friedrich. O anticristo. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Tradução de Mário da Silva. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
NIETZSCHE, Friedrich. Correspondencia V (enero de 1885-octubre 1887). Traducción, introducción, notas y apéndices de Juan Luis Vermal. Madrid: Editorial Trotta, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. Fragmentos póstumos (1885-1887). Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: Uma polêmica. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
NIETZSCHE, Friedrich. Segunda consideração intempestiva: Da utilidade e desvantagem da história para a vida. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
PAREYSON, Luigi. Dostoiévski: Filosofia, romance e experiência religiosa. Tradução de Maria Helena Nery Garcez e Sylvia Mendes Carneiro. São Paulo: EDUSP, 2012.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.