Anotações acerca da implicação entre falar, ler e escrever
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v11iEspecial.70851Palavras-chave:
ausculta, sentido, não-dito, palavraResumo
O trabalho ora proposto procura pensar, a partir de uma reflexão acerca da relação entre filosofia e literatura, a implicação entre falar, ler e escrever. Para isso, parte de pensadores, tais como Gadamer, Heidegger e Jean-Luc Nancy.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. In: Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.
COSTA, Affonso Henrique Vieira da. Palimpsesto - Entre Borges, Cabral e outros. Rio de Janeiro: Via Verita, 2022.
GADAMER, Hans-Georg. Filosofia e literatura. In: Hermenêutica da obra de arte. Tradução de Marco Antonio Casanova. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GADAMER, Hans-Georg. Os poetas estão emudecendo? In: Hermenêutica da obra de arte. Tradução de Marco Antonio Casanova. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GADAMER, Hans-Georg. Rainer Maria Rilke depois de cinquenta anos. In: Hermenêutica da obra de arte. Tradução de Marco Antonio Casanova. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
HEIDEGGER, Martin. O poema. In: Explicações da poesia de Hölderlin. Tradução de Claudia Drucker. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.
HEIDEGGER, Martin. “... poeticamente o homem habita...”. In: Ensaios e conferências.Tradução de Márcia Schuback.Petrópolis: Vozes, 2002.
NANCY, Jean-Luc. À escuta. Tradução de Fernanda Bernardo. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2014.
NETO, João Cabral de Melo. Agrestes. In: Obra completa. Nova Aguilar, 1994.
PLATÃO. Banquete. Tradução de José Cavalcante de Souza. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.