O ser-aí e o sorriso
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v11iEspecial.70852Palavras-chave:
Ser-aí, Graça, Alegria, SorrisoResumo
O fenômeno do sorriso é o tema central desse texto. Não obstante os riscos e dificuldades inerentes a um tema pouco abordado por Heidegger e, também, pela literatura secundária, partimos de um pressuposto que se apresenta como fato incontornável: o sorriso é uma das faculdades do ser humano. Não só isto: consoante Aristóteles já o dizia, ele é o único ente que ri. Ou seja: de algum modo o sorriso o singulariza, distinguindo-o dos animais. Levando em consideração essa singularidade, pretendemos refletir se o sorriso, de algum modo, tangencia com a condição ontológica do ser humano.
Downloads
Referências
BOIRGES-DUARTE, Irene. Cuidado e bom humor em Heidegger. A via da Heiterkeit. Studia Heideggeriana, Vol. X, 2021, pp. 211-224.
HEIDEGGER, Martin._Ensaios e conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2002.
HEIDEGGER, Martin. Sobre o problema do ser/O caminho do campo. Tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Livraria duas Cidades, 1969.
REIS, Robson Ramos dos. Heidegger e o enigma da comédia in: Philósophos, v. 14 nº 2, 2009, pp. 115-161.
ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977.
ROSA, João Guimarães. Tutaméia: terceiras histórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 1985.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.