O SERVIÇO DE REFERÊNCIA DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL – IPPUR/UFRJ E SEU PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS

Autores

  • Cláudia Regina dos Anjos
  • Gilberto Lima Martins
  • Kátia Marina da Cunha e Silva
  • Paulo Sérgio Pereira dos Santos

Resumo

Apresenta o Serviço de Referência da Biblioteca do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – SR da BIBPPUR, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com o seu Programa de Capacitação de Usuários em Normalização de Trabalhos Acadêmicos que visa tornar os alunos do IPPUR mais capazes e competentes no processo de busca de informações e na padronização dos seus trabalhos. Palavras-chave: Bibliotecas – Serviço de referência. Serviços de informação – Educação. Documentação – Normalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Conheça a ABNT. Disponível em: <http://www.abnt.org.br/m3.asp?cod_pagina=929>. Acesso em: 11 mar. 2011.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Manual geral de avaliação das condições de ensino. Brasília: MEC/DAES, 2002.

CARVALHO, L. S.; LUCAS, E. R. O. Serviço de referência e informação: do tradicional ao on-line. Disponível em: <http://dici.ibict.br/archive/00000529/01/LidianeElaineServicoReferencia.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2011.

DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia cientifica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

______. Qualidade e modernidade da educação superior: discutindo questões de qualidade, eficiência e pertinência. Educação Brasileira, Brasília, v.13, n. 227, 1991.

DIAS, V. Normalização documentária: influência nos trabalhos científicos e técnicos. Resumos e resenhas. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/4039/1/Normalizacao-Documentaria/pagina1.html>. Acesso em: 15 mar. 2008.

FERNANDES, P V. N. D; SANTOS, J. O. A normalização como insumo da documentação científica. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Salvador. Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2006. 1 CD-ROM.

FIGUEIREDO, N. M. Metodologias para promoção do uso da informação: técnicas aplicadas particularmente em bibliotecas universitárias e especializadas. São Paulo: Nobel, 1991.

GARCEZ, E. M. S.; RADOS, G. J. V. Biblioteca híbrida: um novo enfoque no suporte à educação à distância. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 44-51, maio/ago. 2002.

GROGAN, D. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 1995.

MACIEL, A. C.; MENDONÇA, M. A. R. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência, 2000.

MARCONDES, C. H.; MENDONÇA, M. A.; CARVALHO, S. M. Serviços via web em bibliotecas universitárias brasileiras. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11 n. 2, p. 174 -186, maio/ago. 2006.

RODRIGUES, M. E. F.; LIMA, M. H. T. F.; GARCIA, M. J. O. A normalização no contexto da comunicação científica. Perspectivas em Ciências da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 147-156, jul./dez. 1998.

ROMANI, C.; BORSZCZ, I. (Org.). Unidades de informação: conceitos e competências. Florianópolis: UFSC, 2006.

SCHWEITZER, F. O serviço de referência da Biblioteca Central da UFSC e o programa de capacitação do usuário: desenvolvimento de uma ferramenta colaborativa com base na tecnologia wiki. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 6-19, jan./jun. 2008.

Downloads

Publicado

2012-12-29

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA