REFLEXÕES SOBRE AS MUDANÇAS SOCIAIS MOTIVADAS PELO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO:a necessidade de instituir uma reflexão ética na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

Autores

  • André Anderson Cavalcante Felipe Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Reflexão ética na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Discute o progresso do desenvolvimento tecnológico, desde sua ascensão na sociedade moderna até os dias atuais, evidenciando a repercussão das TIC’s no cotidiano dos indivíduos. Com base na pesquisa bibliográfica e documental, o artigo objetiva dispor reflexões sobre a necessidade de uma ética na utilização das TIC’s, tendo em vista, o desenvolvimento do ser humano, da sociedade e da natureza. Examina as relações sociais humanas, mediante as mudanças do espaço e tempo, motivadas pela velocidade tecnológica, constatando que a efemeridade e a instantaneidade passam a influenciar, de certo modo, o comportamento humano. Os resultados apontam que a inserção das TIC’s no cotidiano social dos indivíduos apresenta-se na sua grande maioria, destituída de uma perspectiva crítica que promova um repensar da sua função para o exercício da cidadania e o bem-estar social. Como conclusão, ressalta a necessidade de uma reflexão ética da utilização das tecnologias, com o intuito de rever sua atuação na sociedade enquanto alternativa de melhoria social. Palavras-chave: Desenvolvimento Tecnológico. Sociedade Contemporânea. Tecnologias da Informação e Comunicação. Reflexão Ética. Cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Anderson Cavalcante Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2011). Bolsista do programa REUNI / UFPB (2009). Estágio de docência nas disciplinas: Representação e Análise da Informação, e Tesauros, os cursos de Arquivologia e Biblioteconomia da UFPB (2009). Bibliotecário com experiência profissional em Biblioteca Pública, Biblioteca Escolar e Biblioteca Universitária (2006/2008). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC-UFC (2003/2005).

Referências

ALENCASTRO, M.; HEEMANN, A. Hans Jonas: as bases filosóficas para uma ética da sustentabilidade. Disponível em: <http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/sustentabilidade/mario_ademar_hansjonas.pdf>. Acesso em: 17 maio 2012.

BAUDRILLARD, J. A Transparência do Mal: Ensaio sobre os fenômenos Extremos. Petrópolis, Vozes: 1990.

BELTRÃO, L. Teoria geral da comunicação. 3.ed. Brasília: Thesaurus, 1987. P. 63-92.

CHESNEAUX, J. Modernidade-mundo. 2. ed. Petrópolis, Vozes: 1996.

DUPAS, G. Ética e poder na sociedade da informação. 2 .ed. São Paulo, Unesp: 2001.

FIRMINO, C. A utopia morreu. Viva a utopia? Da necessidade de um novo paradigma utópico. Revista dos Algarves, Faro (Portugal), n. 14, p.18-25, Jan./Jul. 2006.

FREITAG, B. A Teoria Crítica. São Paulo: Brasiliense, 1986.

JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: 2001.

JONAS, H. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

_________. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MATOS, O. C. F. Paris 1968: as Barricadas do Desejo. 3. ed. São Paulo Brasiliense: 1989.

PACIEVITCH, T. Tecnologia da Informação e Comunicação. 2009. Disponível em: <http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/>. Acesso em: 17 maio 2012.

PESSOTO, U. C.; SOBREIRA, A. Mídia e Ideologia: uma leitura crítica. Revista Formação, Marília - SP, v.2, n.14, p.61-69, Ago./Dez. 2007.

PINHO NETO, J. A. S. As novas tecnologias da informação e comunicação diante da transversalidade entre natureza e cultura. Culturas Midiáticas, v. 1, p. 09-188, 2008.

REZENDE FILHO, C. B.; CÂMARA NETO, I. A. A evolução do conceito de cidadania. 2001. Disponível em: <http://www.unitau.br/scripts/prppg/humanas/download/aevolucao-N2-2001.pdf>. Acesso em: 17 maio 2012.

SANTOS, J. F. O que é pós-moderno? 5 .ed.São Paulo Brasiliense: 1990.

SERRA, J. P. A informação como utopia. Covilhã: Universidade da Beira Interior, série Estudos em Comunicação. 1998.

TARGINO, M. G. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n, 2, p. 37-85, 2000.

VIRILIO, P. O espaço crítico e as perspectivas do tempo real. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

Downloads

Publicado

2012-12-29