A DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
Reflexão sobre a disciplina Metodologia do Trabalho Científico (MTC) como fomentadora da produção do conhecimento no Curso de Graduação de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Aborda a dimensão pedagógica da disciplina MTC no curso de Biblioteconomia da UFMA, identificando-se de que forma esta disciplina tem contribuído para a produção científica dos discentes. O estudo foi realizado a partir de dados coletados junto aos discentes do 2º período do Curso de Biblioteconomia da UFMA, tendo como instrumento, o questionário com perguntas abertas e fechadas, a observação não participante e conversas informais. Utilizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, documental e de campo. Verificou-se que a disciplina tem contribuído para a produção do conhecimento pelos sujeitos da pesquisa. Palavras-chave: Universidade. Produção científica. Biblioteconomia. Metodologia do Trabalho Científico.Downloads
Referências
CASTRO, César Augusto Castro. História da biblioteconomia brasileira: perspectiva histórica. Brasília: Thesaurus, 2000.
COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Projeto político-pedagógico do curso de biblioteconomia, 2006.
DEMO, Pedro. Saber pensar. São Paulo: Cortez, 20001.
DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA. Programa de disciplina. São Luís, 2010.
FERREIRA, Maria Mary. A função social da universidade: alguns pontos para refletir, 200?.
Gil, A.C. Como delinear um estudo de caso. In:______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed.São Paulo:Atlas, 2009. Cap.12, p. 137-142.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss. 3. ed.Rio de Janeiro: Moderna LTda, 2009.
LEHFELD, Neida. Metodologia e conhecimento científico: horizontes virtuais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LUCKESI, Cipriano Carlos. et al. Fazer universidade: uma proposta metodologia. 10. ed. São Paulo : Cortez,1998.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez,2007.
SOUZA, Francisco das Chagas de. O modelo educacional e seu impacto sobre a dimensão pedagógica de Ciência da Informação. Em questão, Porto Alegre, v.10, n.1, p.123-142,jan./jun.2004.