DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO ARQUIVO INTERMEDIÁRIO DO GRUPO PARVI NO MARANHÃO

Autores

  • Dirlene Santos Barros Universidade Federal do Maranhão
  • Rafaela Rodrigues Alves

Resumo

Estudo sobre a situação do arquivo intermediário do Grupo Parvi no Maranhão. Investigou-se a sua estrutura física, a organização documental, a tipologia dos documentos e a função. Trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. Utilizou-se a observação não participativa com o auxilio de um check list. Verificou-se a ausência de uma Política de Gestão documental em que se propõe algumas diretrizes para uma organização mais adequada e funcional. Conclui-se que um arquivo organizado constitui-se em uma fonte de informação estratégica para a tomada de decisão segura que podem definir o futuro de uma empresa. Palavras-chave: Diagnóstico. Arquivo Intermediário. Grupo Parvi (Maranhão).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirlene Santos Barros, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília; Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba; Professora Assistente da Universidade Federal do Maranhão; Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão

Rafaela Rodrigues Alves

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão

Referências

BRASIL. Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Brasília, 1991.

CARMO, Ana Lúcia da Silva do. A situação dos “arquivos montados no s setores de trabalho”: principais problemas e possíveis soluções. Cenário Arquivístico, Brasília, v.2, n.1, p.46-51, jan./jun., 2003.

COOK, Terry. Arquivos pessoais e arquivos institucionais: para um entendimentoarquivístico comum da formação da memória em um mundo pós-moderno. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.11, n. 21, p.129-149, 1998.

GAGNON-ARGUIN, Louise. Os arquivos, os arquivistas e a arquivística: considerações histórica. In: COUTURE, Carol; ROSSEAU, Jean-Yves. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1998.

HORA, Sergio Ricardo Almeida da; SATURNINO, Luiz Paullo Targino. A evolução do arquivo e da arquivologia na perspectiva da história. Publicação em 26 de fevereiro de 2010. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/33326/1/A-

EVOLUCAO-DO-ARQUIVO-E-DA-ARQUIVOLOGIA-NA-PERSPECTIVA-DA-HISTORIA/pagina1.html. Acesso em: 6 abr. 2011.

PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: FGV, 1997.

______. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. rev. ampl. Reimp. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

PAULA, Rosália Paraíso Matta de. GIRI – Gestão integrada de recursos informacionais e conhecimento empresarial: relato de uma experiência de 16 anos de aplicação no mercado brasileiro. In: Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus, São Paulo: [s.n], n. 1, p.367-375, 2002.

PAZIN, Márcia. Arquivos de empresas: tipologia documental. São Paulo: Associação de arquivistas de São Paulo, 2005.

REIS, Luís. O arquivo e arquivística evolução histórica. Bliblios, a. 7, n. 24, p.1-11, abr./jun., 2006.

RIOS, Fahima P.; ARAÚJO, Paula Carina de. Arquivos empresariais. Santa Catarina: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2000.

ROSÁRIO; DUARTE. Gestão e manutenção de arquivos, consultoria. Arte Numérica: serviços informáticos. Portugal. Disponível em: http://artenumerica.com/ partners/rd/. Acesso em: 14 mai. 2011.

ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1998.

SCHELLENBERG, Theodore Roosevelt. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Tradução de Nilza Teixeira Soares. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

SILVA, Armando Malheiro da et al. Arquivística: teoria e prática de uma ciência da informação. 2. ed. Porto: Edições Afrontamento, 2002.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA