UM ESTUDO SOBRE A BIBLIOTECA DAS FACULDADES FACENE/FAMENE: em foco, a seção de multimeios

Autores

  • Tárcio Borburema de Medeiros Faculdades
  • Márcio Bezerra Da Silva Universidade de Brasília (UnB)/Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
  • Rosa Zuleide Lima de Brito Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Departamento de Ciência da Informação (DCI)

Resumo

Apresenta a organização e o uso dos multimeios na biblioteca das Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (FACENE/FAMENE), correspondendo a funcionários, alunos e professores. Aborda biblioteca universitária e discute multimeios, apresentando definições e expondo categorias de classificação. Objetiva, por meio de uma metodologia formada pelas técnicas descritiva, bibliográfica e observação, apresentar o espaço (seção) de multimeios da biblioteca das Faculdades Nova Esperança FACENE/FAMENE, com ênfase na organização e uso desses materiais. Apresenta como resultados da pesquisa a necessidade de mais investimentos para os multimeios, divulgação dos multimeios existentes, estimular o interesse dos usuários pelo uso dos respectivos materiais e criação de uma seção de multimeios. Conclui-se que os multimeios são cada vez mais necessários no processo de ensino e aprendizado (educação), nos permitindo defender a criação de uma seção própria para os multimeios, pensamento este compartilhado por todos os que fazem parte da biblioteca, indo ao encontro dos problemas presenciados no campo de pesquisa. Ressalta ainda nas considerações finais que no atual momento baseado nos adventos tecnológicos, não oferecer as condições mínimas de acessibilidade e uso de informação também parecem estar na via contrária à realidade presenciada na biblioteca. Palavras-chave: Biblioteca. Biblioteca Universitária. Multimeios. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tárcio Borburema de Medeiros, Faculdades

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Márcio Bezerra Da Silva, Universidade de Brasília (UnB)/Faculdade de Ciência da Informação (FCI)

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (início 2012). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Tecnólogo em Processamento de Dados pela Escola Técnica Virgínia Patrick-RJ (1996). Professor da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). Experiência e formação na área de Processamento de Dados (Computação). Atualmente se dedicando a direcionar e utilizar tal experiência na Educação (ensino), Ciência da Informação e áreas afins. Interesse por Tecnologias; Banco de Dados; Arquitetura da Informação, Acessibilidade, Usabilidade e Web; Representação, Organização e Recuperação da Informação. Membro dos grupos de estudos Leitura, Organização, Representação, Produção e Uso da Informação (LORPUI) - UFPB; G-Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos: organização, preservação e interfaces das tecnologias da informação e comunicação - UFBA; e Publicações Eletrônicas - UNB.

Rosa Zuleide Lima de Brito, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Departamento de Ciência da Informação (DCI)

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (1979) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Especialista em Administração de bibliotecas publicas municipais e escolares (UFPE/1989). Especialista em Organização de Arquivos UFPE/2005). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/ECI/UFMG. Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba. Leciona no Curso de Biblioteconomia desde 1993 e no Curso de Arquivologia desde 2009. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de usuários, biblioteca publica e escolar, Arquivologia -classificação documental, representação temática da informação. Atualmente Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

AMARAL, S. A. do. Os multimeios, a biblioteca e o bibliotecário. Revista de Biblioteconomia. Brasilia: DF, v.15, n.1, p. 45-68, jan./jun. 1987. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000003008&dd1=96206>. Acesso em: 01 mar. 2012.

BORGES, G. L. A. Multimeios na educação superior: aspectos referentes à seleção e utilização de recursos em sala de aula. Instituto de Biociências - Campus de Botucatu, UNESP, 1999. Disponível em: <http://www.dfq.feis.unesp.br/docentes/eder/texto13-MULTIMEIOS%20NA%20EDUCA%C7%C3O%20SUPERIOR.rtf>. Acesso em: 01 abr. 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Reconhecimento. 2009. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12467&Itemid=783>. Acesso em: 01 abr. 2012.

DA SILVA, M. B. Multimeios: materiais. 2009. (Apostila/Apresentação)

DIAS, M. M. K.; PIRES, D. Usos e usuários da informação. São Carlos: Ed. UFSCar, 2004. 48p.

FUJITA, M. S. L. Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da Rede de Bibliotecas da UNESP. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 15, n. 2, 2005. Disponível em: <http://www.informacaoesociedade.ufpb.br/pdf/IS1520504.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2011.

LÓPEZ YEPES, J. Universidad y socialización del saber: ventajas y retos del formato electrónico. Scire, v. 6, n. 1, p. 11-30, jun.2000. Disponível em: < http://ibersid.eu/ojs/index.php/scire/article/view/1122/1104>. Acesso em: 02 abr. 2012.

KUHLTHAU, C. C. Seeking meaning. Norwood: Ablex, 1993.

MILANESI, L. A. Biblioteca. São Caetano do Sul: Ateliê Editorial, 2002.

OLIVEIRA, J. M. Introdução à Biblioteconomia. 2004. (Apostila).

PINTO, V. B. Informação: a chave para a qualidade total. Ciência da informação, Brasília, v. 22, n. 2, p. 133-137, maio/ago. 1993. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1182/824>. Acesso em: 01 abr. 2012.

SANTOS, M. S. Multimeios na biblioteca escolar. In: Edson Gabriel Garcia (Org.). Biblioteca Escolar. São Paulo: Loyola, 1998. p. 97-108 (Série Práticas Pedagógicas – 3).

SILVA, C. C. M.; CONCEIÇÃO, M. R.; BRAGA, R. C. Serviço de coleções especiais da biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina: estágio curricular. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 9, p. 134-140, 2004. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/viewArticle/403/505>. Acesso em: 12 abr.. 2012.

SILVA, D. A.; ARAÚJO, I. A. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para a formação do profissional. 6. ed. Brasília: Thesaurus, 2009.

SILVA, V. L. M.; DA SILVA, M. B; SILVA, R. Z. L. B. O uso dos multimeios no processo de ensino aprendizagem sob a ótica dos professores da Escola Municipal General Rodrigo Otavio – EMGRO. 2009. 65f. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Biblioteconomia) Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2009.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA