AVALIAÇÃO DOS IMPACTOOS DA AUTOMAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Autores

  • Hamilton Rodrigues Tabosa
  • Francisco Rômulo Furtado Alcântara

Resumo

Discute os impactos da automação nas rotinas técnicas e administrativas de bibliotecas universitárias, observando as modificações ocorridas após a implementação de equipamentos através de um estudo de caso na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – Fametro. Tem caráter exploratório e partiu de uma pesquisa bibliográfica/documental e pesquisa de campo, realizando entrevistas semiestruturadas, além de utilizar a observação assistemática como técnicas para a coleta de dados, trabalhando sob a perspectiva funcionalista. Quanto aos resultados da automação na biblioteca estudada, observaram-se diversas mudanças, dentre as quais destacamos: maior controle das atividades por parte do bibliotecário sobre as rotinas e os processos; geração de informações mais confiáveis para a tomada de decisões; a dinamização e criação de serviços; aumento de subsídios para planejamento de serviços e atividades. Quanto ao software de gerenciamento de acervos, apesar de apresentar algumas deficiências, considerou-se adequado, pois supre a maioria das necessidades da biblioteca lócus da pesquisa. Palavras-chave: Automação de bibliotecas – Avaliação. Bibliotecas universitárias. Gerenciadores de acervos – Avaliação. Softwares para bibliotecas. Fametro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARNOLD, Pauline; WHITE, Percival. A era da automação. Rio de janeiro: Lidador, 1963.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ciência e Tecnologia. Análise de rotinas e dados em bibliotecas universitárias visando a automação de suas funções. Brasília: Ministério da educação, 1991.

CAFÉ, Lígia; SANTOS, Chistopher dos; MACEDO, F. Proposta de um método para escolha de software para automação de bibliotecas. Ci. Inf., Brasília, v.30, n. 2, p. 70-79, maio/ago 2011.

CÔRTE, Adelaide Ramos e; ALMEIDA, Iêda Muniz de. Avaliação de softwares para bibliotecas. [S.l.]: Polis, 2000.

DUTRA, Anna Khris Furtado; OHIRA, Maria Lourdes Blatt. Informatização e

automação de Bibliotecas: análise das comunicações dos Seminários Nacionais de

Bibliotecas Universitárias (2000, 2002 e 2004). Informação & Informação, Londrina,

v. 9, n. ½, jan./dez. 2004. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/informacao/>.

Acesso em: 10 maio 2011.

DATAX. Disponível em: . Acesso em: 2 dez. 2011.

FAMETRO. Plano de desenvolvimento institucional: PDI 2010-2014. Fortaleza: 2009.

FERRARY, Adriana Cybele; VICENTINI, Luiz Atílio. Informatização de bibliotecas: recomendações para a seleção de produtos. São Paulo: Secult, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MICHAELIS: moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2007. Automatização. Disponível em: <http://migre.me/jW0do>. Acesso em: 10 jul. 2011.

ORTEGA, Cristina Dotta. Informática documentária: estado da arte. 2002. 246 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

PARANHOS, Wanda Maria Maia da Rocha. Fragmentos metodológicos para projetos e execução de gestão informatizada de coleções de documentos e serviços em bibliotecas. Enc. BIBLI: R. Eletr. Bibl. Ci. Inf., Florianópolis, n. Especial, p. 14-32, 2004.

RODRIGUES, Anielma Maria Marques; PRUDÊNCIO, Ricardo Bastos Cavalcante. Automação: a inserção da biblioteca na tecnologia da informação. Biblionline, João Pessoa, v. 5, n. 1/2, não paginado, 2009.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA