NA TRILHA DO FUTURO: ações de pesquisa e ensino para acesso à informação na web

Autores

  • Isa Maria Freire UFPB
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire UFPB
  • Janaína Myllene Oliveira da Silva UFPB
  • Niedja Nascimento Barros UFPB
  • Jéssica Mirela Oliveira da Silva Lyceu Paraibano

Resumo

Relata resultados de rede de projetos integrando pesquisa e ensino no âmbito do Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Lyceu Paraibano, escola estadual de nível médio localizada em João Pessoa e com o Projeto Na trilha do futuro. Apresenta o quadro teórico que fundamenta as ações no campo da pesquisa, bem como os resultados das atividades de busca e organização de informação no suporte vídeo disponível na web de interesse do ensino de graduação na área de Ciência da Informação e do ensino médio em geral. Reporta aos 52 links para vídeos de interesse para o ensino de graduação, bem como aos 102 links de acesso a vídeos de apoio a aulas no ensino médio, categorizados em 11 disciplinas, e a 24 links para acesso a sites de interesse para educação em geral e ensino médio em particular, disponíveis no Portal do LTi. Palavras-chave: Informação – Busca e organização. Web – Vídeos educativos. Pesquisa – Relato. Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Coordenadora da rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi da Universidade Federal da Paraíba.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, UFPB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Janaína Myllene Oliveira da Silva, UFPB

Graduanda em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica - Graduação do CNPq, Brasil.

Niedja Nascimento Barros, UFPB

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica - Graduação do CNPq, Brasil.

Jéssica Mirela Oliveira da Silva, Lyceu Paraibano

Aluna do Ensino Médio no Lyceu Paraibano, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica - Ensino Médio do CNPq, Brasil.

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy. Chicago: ALA, 1989. Final report. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/nili/ilit1st.html. Acesso em 2001. Acesso em: 26 agos. 2006.

ARAUJO, V.M.R.H. de. Sistemas de recuperação da informação: nova abordagem teórico-conceitual. 1994. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura). Rio de Janeiro: Escola de Comunicação/UFRJ, 1994.

ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2000.

BELLUZZO, R.C.B. A information literacy como competência necessária à fluência centífica e tecnológica na sociedade da informação: uma questão de educação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO DA UNESP, 7., 2001. Anais. São Paulo: UNESP, 2001. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/ana8.html.

CAMPELLO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003.

DESROCHE, H. Entreprendre d’apprendre: d’une autobiographie raisonnée aux projets d’ue recherche-action. Paris: Ed. Ouvrières, 1990.

DUBOST, J. L’intervention psycho-sociologique. Paris: PUF, 1987.

ESPÍRITO SANTO, C. do. “Quissamã somos nós”: Pesquisa Participante para Construção de Hipertexto sobre Identidade Cultural. 2003. Mestrado (Ciência da Informação). Rio de Janeiro: Convênio CNPq/IBICT – UFRJ/ECO, 2003.

FREIRE, Gustavo H. de A. A construção de instrumento para comunicação de informação sobre saúde. 1998. Dissertação (Mest. Ci. Inf.). Rio de Janeiro: UFRJ: IBICT, 1998.

FREIRE, I.M. Sobre o Regime de Informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 4, n.1, p.70-86, 2013.

FREIRE, I.M. Janelas da cultura local: abrindo oportunidades para inclusão digital: Relatório final. Rio de Janeiro: IBICT: CNPq, 2009.

FREIRE, I.M. Informação e Educação: parceria para inclusão social. Inclusão Social, v.2, n.2, 2007.

FREIRE, I.M. A rede de projetos do núcleo temático da seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 14, n. 2, p. 201-216, 2004.

FREIRE, I.M. A responsabilidade social da ciência da informação e/ou o olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. Tese (Dout. Ci. Inf.). Rio de Janeiro: UFRJ: IBICT, 2001.

FREIRE, I.M. Informação; consciência possível; campo. Um exercício com construtos teóricos. Ciência da Informação, v. 24, n.1, 1995.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Regime de informação: construção de um conceito. Informação & Sociedade: estudos, v.22, n.3, p.43-60,2012.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Novas fronteiras tecnológicas das ações de informação: questões e abordagens. Ciência da Informação, v.33, n.1, 2004.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Escopo e abrangência da Ciência da Informação e a Pós-Graduação na área: anotações para uma reflexão. Transinformação, v. 15, n. 1, p. 31-43, 2003b.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação, v.31, n. 1, p. 27-40, 2002.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. O caráter seletivo das ações de informação. Informare, v. 5, n. 2, p. 7-30, 1999.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. A globalização e os novos espaços da informação. Informare, v.3, n.1/2, 1997.

HATSCHBACH, M.H. de L. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. Dissertação (Mest. Ci. Inf.). Rio de Janeiro: UFRJ: IBICT, 2002.

LAZARTE, L. Ecologia cognitiva na sociedade da informação. Ciência da Informação, v.29, n. 2, 2000.

LÈVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2000.

LÉVY. P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34,1994.

LÜCK, H. Metodologia de projetos: Uma ferramenta de planejamento e gestão. 2ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003.

MARTELETO, R. Cultura, educação e campo social: discursos e práticas de informação. 1992. Tese. (Dout. Com.Cult.). Rio de Janeiro: Escola de Comunicação/UFRJ, 1992.

PEREIRA, A.C.; FREIRE, I.M. Atualização técnico-científica do professor do ensino médio: uma abordagem na ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.2, n.2, jul./dez. 1998.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 10. ed. São Paulo: Cortez Ed., 2000.

THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

WERSIG, G. Information science: the study of postmodern knowledge usage. Information Processing & Management, v.29, n.2, 1993.

WERSIG, G., NEVELING, U. The phenomena of interest to information science. The Information Scientist, v.9, n.4, 1975.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA