INICIAÇÃO CIENTÍFICA E A FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO
Resumo
A investigação busca compreender o papel da Iniciação Científica - IC e sua contribuição para a formação do profissional bibliotecário formado na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Aborda a pesquisa como forma de educação e como modo de construção de conhecimento no ensino de graduação. A pesquisa configura-se como exploratória do tipo descritiva, utilizando métodos quali-quantitativos para a interpretação dos dados. A coleta de dados ocorreu, no primeiro momento com acadêmicos que participaram de atividade de IC no período de 2000 a 2011; no segundo momento com professores que orientaram projetos de IC não necessariamente no mesmo período. Os resultados demonstraram é possível afirmar que é verdadeiro o impacto positivo da IC na vida dos profissionais que participaram do programa de pesquisa na universidade. A pesquisa como prática pedagógica possibilitada estimula os talentos, à capacidade crítica e criativa e acima de tudo à inovação no modo de agir ou de operacionalizar as atividades inerentes à profissão. Palavras-chave: Pesquisa na Universidade. Iniciação Científica. Formação Profissional.Downloads
Referências
BAZIN,Maurice Jacques. O que é iniciação científica. PUC/RJ: Outubro, 1992. p.81-88. Disponível em: < http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol05a07.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2012.
BRASIL. Lei nº. 8745, de 09 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências. Sancionada em 10 de dezembro de 1993, pelo Presidente da República Federativa do Brasil.
BREGLIA, Vera Lucia Alvez; RODRIGUES, Mara Eliane F. O desafio de modelar a formação profissional: o futuro no presente. Informação & Informação, Londrina, v. 7, n. 1, p. 57-66, jan./jun. 2002.
BRIDI, Jamile Cristina Ajub. A formação do graduando nas atividades de iniciação científica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10, 2011, Curitiba. Anais... .Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011. p.9391 - 9404.
CONSELHO Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ministério da Ciência e Tecnologia. Normas: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. Brasília, 2006. Anexo III da RN-017/2006. Disponível em: <http://www.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352>. Acesso em: 21 abr. 2013. Publicada no D.O.U de 13/07/2006, Seção: 1, Página: 11.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.
DEMO, Pedro. Qualidade e pesquisa na universidade. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, Cristalina, v.1, n.1, p.52-64, 2009.
FUNDAÇÃO de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Resolução nº 022, de 22 de junho de 2011. Aprova as normas concernentes ao Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas – PAIC-AM, e dá outras providências. Diário Oficial [do Estado do] Amazonas, Poder Executivo, Manaus, AM, n. 32106, p.12,04 jul. 2011.
LIMA, Raimundo Martins de Lima. A construção social da biblioteconomia brasileira: a dimensão político-pedagógica do fazer bibliotecário. Manaus: EDUA, 1999.
MALDONADO, L.A. Iniciação científica na graduação em nutrição: autonomia do pensar e do fazer na visão dos pesquisadores/orientadores. 1998. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998.
MARTINS, Gilberto de Andrade Martins; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2009. 247 p.
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Federal do Amazonas. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Disponível em: < http://www.propesp.ufam.edu.br/index.php/pesquisa/pibic >. Acesso em: 21 mar. 2012.
RODRIGUES, Maria Eliane Fonseca. A pesquisa como princípio educativo na formação do profissional da informação. In: VALENTIM, Marta Lígia (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. P. 89-101.