O BIBLIOTECÁRIO E AS AÇÕES CULTURAIS: UM CAMPO DE ATUAÇÃO

Autores

  • Ivanilda Bezerra Cavalcanti Universidade Federal da Paraíba
  • Claudialyne Silva Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A ação cultural vem tendo um valor importante na contribuição para um novo paradigma da biblioteca moderna, dinâmica e criativa em direção as gerações futuras. Nesse sentido, o presente estudo aborda as práticas culturais desenvolvidas pelos bibliotecários ressaltando as ações culturais como um novo campo de atuação para os profissionais da informação/bibliotecários. Conceitua a biblioteca com base na literatura científica, como um campo possível de desenvolver ações culturais com seus objetivos e funções. Define ação cultural, representada aqui como possibilidade de promover aprendizado cultural aos usuários, como também à distinção entre ação cultural, fabricação cultural e animação cultural. Analisa o perfil do bibliotecário com ênfase na sua atuação como agente cultural frente às novas tendências informacionais. Mostra os métodos e técnicas utilizados pelos bibliotecários na produção das atividades culturais, assim como os resultados obtidos através da entrevista aplicada com a gestora e descrição das ações. A pesquisa é caracterizada como documental com abrangência bibliográfica, de abordagem qualitativa e natureza exploratória- descritiva. Á guisa de conclusão, enaltece a confirmação de que é possível desenvolver ações culturais em bibliotecas, e que este fundamenta-se como um novo campo de atuação para os bibliotecários, pois promovem informação, conhecimento e aprendizado cultural para os usuários. Palavras-chave: Ações culturais. Cultura. Profissional da Informação. Perfil do bibliotecário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanilda Bezerra Cavalcanti, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba

Claudialyne Silva Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Bilbioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Ciência da Informação pela mesma e Professora substituta do Departamento de Ciência da Informação - UFRN.

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

BAPTISTA, Sofia Galvão; BRANDT, Mariana Baptista. Do manuscrito ao digital: a longa sobrevivência das bibliotecas e dos profissionais envolvidos. Revista Digital deBiblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. esp., p. 21-40, 2006. Disponível em: <http://dianet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2132688>. Acesso em : 01 de dez. 2012.

CABRAL, Ana Maria Rezende. Ação cultural: possibilidades de atuação do bibliotecário. In: VIANNA, Marcia Milton; CAMPELLO, Bernadete; MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte. EB/UFMG, 1999. P. 39-45. Seminário promovido pela escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais e Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais, 1998, Belo Horizonte.

COELHO NETO, J. T. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1989.

COELHO NETO. J. T. Usos da cultura: política de ação cultural. Rio de Janeiro: paz e terra, 1986.

CUNHA, M.O. O papel social do bibliotecário. Encontros bibli: Revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da informação. Florianópolis. V. 8n. 15, p. 41-46, 2003. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/article/view/99/5234>. Acesso em: 05 de mar.2013.

DUDZIAK, E, A. Information literacy: princípios, filosofia e práticas. Ciência da Informação. Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr.2003. Disponível em: . Acesso em: 17 de dez.2012.

FEITOSA, Luiz Tadeu. O poço da draga: a favela e a biblioteca. São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desportos, 1998.

FLUSSER, Victor. A biblioteca como instrumento de ação cultural. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p.145-169, set. 1983.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MILANESI, Luis. Biblioteca. São Paulo: Ateliê editorial, 2002. 116 p.

PEREIRA, Eliane Ferreti. Ação cultural na biblioteca pública: um estudo comparativo das bibliotecas públicas de Ocauçu e Echaporã. Marília, 2002.

ROSA, Anelise Jesus Silva da. A prática de ação cultural em bibliotecas. Revista ACB: Florianópolis, v. 14, n. 2, 372-371, 2009. Disponível em: <http://revistaacbsc.org.br/cgi-sys/suspendpage.cgi>. Acesso em 02 de mar.2013.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2005.

SILVEIRA, Fabrício Jose Nascimento da. O bibliotecário como agente histórico: do “humanista” ao “moderno profissional da informação”. Informação & Sociedade.: Est., João Pessoa, v. 18, n. 3, p. 83-94/ dez.2008. Disponível em: . Acesso em 17 de dez. 2012.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação. 6.ed. São Paulo: Érica, 2005.

TEIXEIRA FILHO, J. Qual é o futuro dos profissionais da informação? 1999. Disponível em: <http://www.informal.com.b/rartigos/a20091999001.html>. Acesso em: 27 nov. 2012.

VICENTE, Suellen Rosângela. A prática de ação cultural na biblioteca pública. 2010. 57p.: TCC (graduação) Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Curso de Biblioteconomia, Florianópolis, 2010. Disponível em: <http://www.pergamunweb,udesc.br/dados-bu/000000/000000000010D6.pdf>. Acesso em: 02 de mar. 2013.

Downloads

Publicado

2016-01-02

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA