LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS E OS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA: ESTUDO DE PROPOSTAS DE EXPANSÃO E AMPLIAÇÃO DA CDD E DA CDU

Autores

  • Hamilton Rodrigues Tabosa Universidade Federal do Ceará
  • Cyntia Chaves de Carvalho Gomes Cardoso Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba

Resumo

As linguagens documentárias, com o intuito de facilitar o acesso ao documento por parte do usuário, configuram-se em um complexo sistema de representação do conhecimento. Entretanto, com a constante expansão dos vários ramos do saber e, por conseguinte, de suas publicações, surge a necessidade de desenvolver notações para classificar novos temas ou simplesmente melhorar a representação quanto a sua especificidade. Diante deste fenômeno, o presente artigo visa fazer um levantamento e uma análise de propostas de expansão da Classificação Decimal Universal e da Classificação Decimal de Dewey, com o fito de demonstrar não só a viabilidade da ampliação de quaisquer classificações previamente existentes, mas, principalmente, de manter atualizadas as classificações bibliográficas, cujo intuito é representar o conhecimento e, se este se modifica, é importante que as classificações sigam em paralelo. Para viabilizar o presente artigo, fez-se uma pesquisa bibliográfica para identificar e analisar propostas de expansão/atualização dos sistemas de classificação bibliográfica já existentes, mais precisamente as de Carvalho e Holanda (para a área do Direito), Tabosa e Cardoso (coelhos de raça) e Albuquerque (literatura popular e de cordel). Este trabalho não tem a pretensão de solucionar as possíveis vacâncias nas classificações bibliográficas, mas de sensibilizar o leitor para a importância da atualização contínua nessas representações, com o objetivo de manter o usuário em constante condição de localizar a informação de que precisa com maior facilidade, uma vez que a ciência e a sociedade estão em constante transformação, o que exige dos instrumentos e técnicas utilizados para representar informação flexibilidade e adaptabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hamilton Rodrigues Tabosa, Universidade Federal do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Avaliação de Políticas Públicas e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Departamento de Ciências da Informação da UFC.

Cyntia Chaves de Carvalho Gomes Cardoso, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.

Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba

Referências

ALBUQUERQUE, Maria Elisabeth Baltar Carneiro de. Literatura popular de cordel: dos ciclos temáticos à classificação bibliográfica. 220 f. 2011. Tese (Doutorado em Letras)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível em: <http://bdtd.biblioteca.

ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1925>. Acesso em: 01 maio 2013.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da ciência da informação. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 38, n. 3, p. 192-204, set./dez., 2009.

BARBOSA, Alice Príncipe. Teoria e prática dos sistemas de classificação bibliográfica. Rio de Janeiro: IBBD, 1969.

CARVALHO, Doris de Queiroz. Classificação decimal de direito. 4. ed. rev. e atual. Brasília: Presidência da República, 2002. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/

centrodeestudos/galeria-de-fotos/arquivos-importados/arquivos-pdf/classificacao-decimal>. Acesso em: 01 maio 2013.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.

CINTRA, Ana Maria et al. Para entender as linguagens documentárias. 2. ed. São Paulo: Polis, 2002.

CLASSIFICAÇÃO Decimal Universal. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Disponível em: <http://www.udcc.org/udcsummary/php/index.php?

lang=pt>. Acesso em: 28 abr. 2013.

DOBEDEI, Vera Lucia Doyle. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2002.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO; IBICT. Extensões e correções da Classificação Decimal Universal. Brasília: IBICT, 1992.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Eletrônico - Século XXI. Versão 3.0, [S.l.]: Nova Fronteira, 1999.

GIGANTE, Maristela Cid. Os sistemas de classificação bibliográfica como interface

biblioteca/usuário. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 2, 1995. Disponível em:

<http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/download/436/394>. Acesso em: 03 set. 2011.

HOLANDA, Mirian Elizabeth Albuquerque de. Classificação de Direito. 3. ed. Fortaleza: Indexar, 2002.

LENTINO, Noêmia. Guia teórico, prático e comparado dos principais sistemas de classificação bibliográfica. São Paulo: Polígono, 1971.

MENEZES, Estera Muszkat; CAMPOS, Liene. Classificação Decimal Universal-CDU:

instruções e exercícios. Florianópolis: UFSC, 1987.

NUNES, Leiva; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Da filosofia da

classificação à classificação bibliográfica. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência

da Informação, Campinas, v.7, n. 1, p. 30-48, jul./dez. 2009.

OLIVEIRA, Renan Pinheiro de. CDD x CDU: uma análise comparativa em bibliotecas universitárias. 2009. 93 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Centro Universitário de Formiga, Formiga-MG, 2009. Disponível em:

uniformg.edu.br:21015/jspui/handle/123456789/35>. Acesso em: 17 maio 2013.

PEREIRA, Edinete do Nascimento et al. Classificação bibliográfica: as diversas contribuições para o tratamento da informação. 2009. Disponível em: <http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/

bitstream/1/6173/1/(Classifica%C3%A7%C3%A3o%20bibliogr%C3%A1fica).pdf >. Acesso em: 01 maio 2013.

PIEDADE, Maria Antonieta Requião. Introdução à teoria da classificação. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.

SILVA, Odilon Pereira da; GANIM, Fátima. Manual da CDU. Brasília: Briquet de

Lemos/Livros, 1994.

SILVA, Odilon Pereira da; IBICT. Classificação Decimal Universal: CDU. 2. ed. padrão internacional em língua portuguesa. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2007. 2 v.

SOUZA, Francisco das Chagas de. Organização do conhecimento na sociedade. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Publicações, 1998. (Coleção Cadernos CED).

SOUZA, Sebastião de. CDU: como entender e utilizar a 2ª edição-padrão internacional em língua portuguesa. 2. ed. Brasília: Thesaurus, 2010.

TABOSA, Hamilton Rodrigues; CARDOSO, Cyntia Chaves de Carvalho Gomes. Proposta de expansão da classificação de coelhos de raça na CDU. Biblionline, v. 7, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/9923/6939>. Acesso em: 01 maio 2013.

VIEIRA, Márcio Infante. Mercado e comercialização de coelhos: bons lucros. 2007. Disponível em: <http://www.zootecniabrasil.com.br/sistema/modules/smartsection/

item.php?itemid=1>. Acesso em: 17 maio 2013.

XAVIER, Manassés Morais; AZEVÊDO, Arão de. Sociedade da Informação: um olhar funcional sobre a sociedade adjetivada de tecnológica. Biblioteca on-line de ciências da comunicação. João Pessoa (PB): Universidade Estadual da Paraíba, 2009. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/_esp/autor.php?codautor=1643>. Acesso em: 2 nov. 2010.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-01-02

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO