Gestão documental em instituições públicas: subsídios e desafios para implantação de uma política de acervo no Núcleo de Prática Jurídica da UERN-NATAL

Autores

  • Vânia Juçara Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pedro Alves Barbosa Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este trabalho relata a pesquisa desenvolvida sobre as ações de gestão do acervo documental em organizações públicas, tendo como estudo de caso o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-Campus Natal (NPJ). O objetivo geral é diagnosticar o processo de gestão do acervo de processos do NPJ e a partir dessa análise subsidiar a elaboração de um documento propositivo para a construção de uma política de gestão documental. Tem como objetivos específicos compreender as principais dificuldades encontradas pelos responsáveis da gestão do acervo, além de fornecer as diretrizes para um Sistema de Gestão Documental em empresas Públicas através de um diálogo entre os novos paradigmas da gestão estratégica. A metodologia utilizada é observação direta e breve levantamento bibliográfico, para compreender se existe um tratamento adequado da informação nas práticas administrativas cotidianas como também em que sentido o fluxo informacional e o gerenciamento das informações está sendo realizado. Sua justificativa se deve a qualidade e eficiência que uma política de gestão de acervos geraria no cotidiano de uma organização que diariamente trabalha com demandas informacionais. Como resultado pretendemos construir a política de gestão de acervo do NPJ, esboçando algumas medidas que possam ser integradas à rotina da organização e que possa ser eficazmente utilizada como um guia, garantindo qualidade no tratamento, organização e uso das informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Juçara Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pedro Alves Barbosa Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciência da Informação. Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento da mesma Universidade.

Referências

BATISTA, C. L. Medição e apropriação: questões do direito de acesso à informação. In: MOURA, M. A. (Org.) A construção social do acesso público à informação no Brasil: contexto, historicidades e repercussões. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, p. 137-149.

CHARLES, R. Gestão da Informação do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do litoral sudeste e sul (CEPSUL): estudo de caso. 2012. 302f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)- Universidade Federal de Santa Catarina, Floranópolis, 2012. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/96411>. Acesso em 30 out. 2015.

CRIPPA, G.; MOSTAFA, S. P.(Orgs.). Ciência da Informação e Documentação. Campinas: Alínea, 2011.

FERREIRA, E. L. R; PERUCCHI, V. Gestão e o Fluxo de Informações nas Organizações: a informação no contexto organizacional. In: Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.16, n.2, p. 446-463, jul./dez., 2011. Disponível em: < http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/781>. Acesso em 30 out. 2015.

MARCHIORI, P. Z. A ciência e a gestão da informação: compatibilidades no espaço profissional. In: Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 2, p. 72-79, mai/ago. 2002. Disponível em: < http://revista.ibict.br/cienciadainformacao/index.php/ciinf/article/view/159 > Acesso em 30 out. 2015.

PINHEIRO, L. V. R. Fontes de Informação ou recursos de informação: categorias e evolução conceitual. In: Revista Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia. v. 1, n. 1, 2006, p. 1-5. Disponível em: < http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pbcib/article/view/8809/4716> Acesso em 30 out. 2015.

RODRIGUES, C. Gestão da Informação do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do litoral sudeste e sul (CEPSUL): estudo de caso. Dissertação mestrado. Florianópolis, 2012. Universidade Federal de Santa Catarina. p. 33-50. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/96411> Acesso em 30 out. 2015.

TORRES, S.; ALMEIDA, M. B. Reflexões sobre a função social do documento aplicados à documentação jurídica. In: Revista DataGramaZero-Revista de Informação. v.15, n. 2, abr./14. p.1-13. Disponível em: < http://www.dgz.org.br/abr14/Art_01.htm> Acesso em 30 out. 2015.

UERN-Núcleo de Prática Jurídica. Relatório das Atividades do Núcleo de Prática Jurídica- Natal/RN (2012.1).

UERN-Núcleo de Prática Jurídica. Relatório das Atividades do Núcleo de Prática Jurídica- Natal/RN (2012.2).

UERN-Núcleo de Prática Jurídica. Relatório das Atividades do Núcleo de Prática Jurídica- Natal/RN (2013.1).

UERN-Núcleo de Prática Jurídica. Relatório das Atividades do Núcleo de Prática Jurídica- Natal/RN (2013.2).

UERN-Núcleo de Prática Jurídica. Relatório das Atividades do Núcleo de Prática Jurídica- Natal/RN (2014.1).

UNESCO. Guia de fontes: acesso à informação pública. Disponível em: < http://www.acessoainformacao.gov.br/menu-de-apoio/recursos-passo-a-passo/guia-de-ontes.pdf> Acesso em 30 out. 2015.

Downloads

Publicado

2016-06-05

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA