Gestão da informação e do conhecimento: a gestão da qualidade nos serviços da biblioteca
Resumo
Recentemente, devido às constantes mudanças no comportamento de pessoas e instituições, a sociedade da informação e do conhecimento, por meio das tecnologias de informação e de comunicação, revolucionaram o universo das bibliotecas e dos serviços disponibilizados pela mesma. As discussões sobre o valor da informação e a necessidade de uma boa gestão desse recurso ganharam destaque e importância. Com isso, o presente artigo tem a intenção de trazer a luz e cooperar com o desenvolvimento da temática, Gestão da Informação e do Conhecimento em torno da gestão da qualidade nas bibliotecas, permeado sob a ótica da tecnologia da informação e comunicação – TIC, que coaduna na comunicação da biblioteca com o usuário, através dos serviços de disseminação seletiva, serviço de referência virtual, digitalização de obras, COMUT e bem como os diversos serviços oferecidos. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e revisão literária. Com isso, pretende-se denotar as competências necessárias para a implantação da qualidade nas unidades de informação.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. C ertificação. Disponível em: <http://www.abnt.org.br/certificacao.htm>. Acesso em: 14 ago. 2015.
________. NBR ISSO 9000: Sistema de gestão da qualidade – fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro, 2005.
BARBALHO, C. R. S.; BERAQUET, V. S. M. Planejamento estratégico para unidades de informação. São Paulo: Associação Paulista de bibliotecários,1995.
BEHR, A.; MORO, E. L. S.; ESTABEL, L. B. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 2, p. 32-42, maio/ago., 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v37n2/a03v37n2.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2015.
BLACKLER, F. Knowledge, Knowledge work, and organizations: na overwien and interpretation. Em organization studies, nº 16, 1995.
CASTRO, C. A. Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas. Revista Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 1-13 2000. Disponível em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/346/268 >. Acesso em: 02 fev. 2015.
CLEVELAND, H. The twilight of hierarchy: speculations on the global information society. Em Corman, S. R. et al (orgs.) Foudations of organizational communication. Longman, 1985.
HOLANDA, C.; NASCIMENTO, A. Bibliotecário: gestor das Unidades de informação. In: ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 13., 2010. Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: UFRS, 2010. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/node/127>. Acesso em: 03 ago. 2015.
LIMA, P. A. S., SANTOS, P.B. dos; SANTOS, R.P.; MACIEL, S. R. O trabalho do bibliotecário e seu caráter educativo. Trabalho e educação em perspectiva. Belo Horizonte, v. 3, n.3, p. 156-167, jul. 2007. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/cadtextos/artigos/2006Jan_Dez.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2014.
MACHLUP, F., The production and distribution of knowledge in the United States, Princeton University Press, Princeton, N. J., 1962.
MARTTELART, A. História da sociedade da informação. 2 ed. São Paulo: Loyola, 2006.
MARTINS, R. D. Perfil do bibliotecário: uma realidade brasileira. Pensando em Livros, [S.I.], 17 fev. 2010. Disponível em: <http://pensandoemlivros.blogspot.com.br/2010/02/perfil-do-bibliotecario-uma-realidade.html>. Acesso em: 02 nov. 2015.
NEVES, G. L. C.; SOUZA, N. A.; OLIVEIRA, E. R. Aplicativos de gestão de bibliotecas e a utilização do CRM. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: UFBA, 2005. Dísponível em: <http://www.cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/GuilhermeNicoleElaineGestaoBibliotecas.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2015.
RODRÍGUEZ, A. D. A condição civilizatória: uma visão essencialista da informação, da inovação e do conhecimento. Leme/SP: Mundo Jurídico, 2010.
ROZADOS, H. B. F. O bibliotecário brasileiro e a formação continuada: a ação do Conselho Federal de Biblioteconomia. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE BIBLIOTECOLOGÍA, 2., 2007, Buenos Aires, abr., 2007. Anais eletrônicos... Buenos Aires: Disponível em: <http://www.cfb.org.br/html/sala_leitura/arquivos/Congreso_Bibliotecologia.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2015.
SANTOS, J. P. O moderno profissional da informação: o bibliotecário e seu perfil face aos novos tempos. Informação e Informação, v.1, n.1, p. 5-13, jan./jun., 1996. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1613>. Acesso em 12 nov. 2014.
SILVA, F. C. C.; SCHONS, C. H.; RADOS, G. J. V. A gestão de serviços em bibliotecas universitárias: proposta de modelo. Informação e Informação, v. 11, n. 2, p. 1-18, jul./dez., 2006. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1691>. Acesso em: 25 nov. 2015.
VERGUEIRO, W. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Ed. Polis: Associação Paulista de Bibliotecários, 1989.
VARELA, A. Informação e autonomia: a mediação segundo Feuerstein. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2007. p. 39.