Acesso competente à informação na web

Autores

  • Vânia Lúcia Coelho UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Marcia Regina da Silva FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto

Resumo

O artigo discute o potencial das redes sociais da web tanto como fontes de circulação de informação quanto como espaços facilitadores da construção do processo de competência informacional. Trata-se de uma pesquisa que se baseou no levantamento bibliográfico e leitura das fontes para, à luz de conceitos provenientes da chamada “tecnologia 2.0” e, mais especificamente, das redes sociais, buscar entender de que maneira o bibliotecário pode tornar-se protagonista na criação da “ponte” entre conhecimento e usuários também nos meios alternativos de informação e conhecimento, possibilitando o acesso democratizado, entre outros, a conteúdos de relevância científica

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Biografia do Autor

Vânia Lúcia Coelho, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Biblioteconomia e Ciências da Informação e Documentação pela USP Ribeirão Preto. Mestranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar.

Marcia Regina da Silva, FFCLRP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar (PPGCTS/UFSCar)

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Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO