Reflexões sobre o funcionamento e qualidade dos serviços oferecidos por uma biblioteca universitária do interior paulista: Um estudo de caso
Resumo
Este artigo aborda um estudo de caso realizado em um Biblioteca Universitária do Interior Paulista. Por meio deste estudo verifica-se a satisfação dos alunos de graduação, pós-graduação, professores e funcionários. O objetivo deste estudo é demonstrar a realidade enfrentada na biblioteca em estudo, verificando as formas de melhor atuação. Deste modo analisou-se um caso concreto ocorrido na biblioteca universitária a fim de sustentar a importância de um estudo dos usuários e os efeitos produzidos com a pesquisa realizada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de campo buscando os dados diretamente com os envolvidos. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário e para a análise, utilizou-se das respostas obtidas no formulário e também nos gráficos estatísticos. A qualidade dos serviços prestados pela Biblioteca Universitária viabiliza o conhecimento e a informação aos usuários que a frequentam.Downloads
Referências
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudo de usuários da informação: comparação entre estudos de uso, de comportamento e de práticas a partir de uma pesquisa empírica. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./jun., 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/2970>. Acesso em: 12 set. 2016.
BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Gestão pela qualidade: referencial teórico. Transinformação, Campinas, v. 8, n. 3, p. 97-120, set./dez., 1996. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/1604/1576>. Acesso em: 21 jul. 2016.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 29 maio. 2016.
CUNHA, Murilo Bastos da. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 6, dez. 2010. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/12045>. Acesso em: 09 maio. 2016.
CUNHA, Murilo Bastos da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Revista Ciência da Informação. Brasília, DF, v.29, n.1, jan./abr. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a8>. Acesso em: 25 maio. 2016.
CUNHA, Murilo Bastos da; AMARAL, Sueli Angelica do; DANTAS, Edmundo Brandão. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2014.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
LUCAS, André; FELÍCIO, Joana Carla de Souza Matta; FARIAS, Regina May de; STEINBACH, Vanessa; COSTA, Vanessa Damiani. Estudo de usuário como estratégia para gestão da informação e do conhecimento: um estudo de caso. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.1, p.59-79, jan./jun., 2008. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/521>. Acesso em: 30 set; 2016.
MIRANDA, Antonio. Biblioteca universitária no Brasil: reflexões sobre a problemática. In: . SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS. 1., 1978, Niterói Anais... Niterói, 1978. Disponível em: <http://www.antoniomiranda.com.br/Ciencia_Informacao/Biblioteca_Universitaria_.Pdf> Acesso em: 01 jul. 2016.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Universidade e Informação: a biblioteca universitária e os programas de educação a distância. Revista da Ciência da Informação, v.1, n. 4, ago. 2000. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/991/3/ARTIGO_UniversidadeInformacao.pdf> Acesso em: 25 maio. 2016.
REBELLO, Maria Alice de França Rangel. Implantação do programa 5S para a conquista de um ambiente de qualidade na biblioteca do hospital universitário da Universidade de São Paulo. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.3, n.1, jul./dez. p. 165-182. 2015. Disponível em: <http://polaris.bc.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/327/208>. Acesso em: 31 maio 2016.
REICHELT, Valesca Persch. Fundamentos de Marketing. Curitiba: InterSaberes, 2013.
SANZ CASADO, Elías. Manual de estudios de usuarios. Madri: Pirámide, 1994.
VANTI, Nádia. Ambiente de qualidade em uma biblioteca universitária: aplicação do 5S e de um estilo participativo de administração. Revista Ciência da Informação. Brasília, v.28, n.3, set./dez., p. 333-339, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/ci/v28n3/v28n3a11.pdf> . Acesso em: 01 jun. 2016.