O moderno profissional da informação à luz dos paradigmas da ciência da informação

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n2.32501

Resumo

As competências profissionais são elementos relevantes para a adequação e expansão do exercício profissional, sobretudo no âmbito das profissões da informação em uma sociedade competitiva, globalizada e multicultural. Assim, este estudo tematiza as competências profissionais do Moderno Profissional da Informação e suas relações com os principais paradigmas que sustentam a Ciência da Informação. Objetiva identificar a correspondência entre esses paradigmas na formulação e estabelecimento das competências profissionais que viabilizam o perfil de um Moderno Profissional da informação. Através de pesquisa bibliográfica e exploratória, constatou-se que as competências profissionais manifestam-se com maior intensidade no paradigma físico, havendo pouca correspondência com os demais paradigmas, o que demonstra que a atividade profissional ainda se manifesta em fazeres técnicos, não priorizando questões humanistas. Portanto, as competências atribuídas ao Moderno Profissional da Informação são insuficientes para adequar o profissional à realidade do mercado atual. Percebeu-se haver necessidade de ampliação das competências, principalmente quanto ao paradigma cognitivo e sociocultural, em face da manifestação de uma sociedade multicultural, o que requer, para adequação a esse novo contexto, a aquisição de competências de cunho pedagógico e cognitivo. Assim, constatou-se que as competências não foram elaboradas com base em todos os paradigmas da Ciência da Informação. Palavras-chave: Paradigmas da Ciência da Informação. Moderno Profissional da Informação. Competências profissionais.

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Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua no ramo da Consultoria em pesquisas científicas. Atualmente, é instrutor de cursos no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas - UFES; assessor e revisor do Periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2449023539030224

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Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO