Letramento informacional e formação de professores: um olhar sobre os licenciandos dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Rondônia

Autores

  • Jussara Santos Pimenta UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) http://orcid.org/0000-0002-5283-2509
  • Miriã Santana Veiga Instituto Federal de Rondônia (IFRO)
  • Suelene da Silva Batista Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n4.41515

Resumo

Este estudo apresenta a pesquisa realizada com oitenta e seis estudantes dos cursos de licenciatura ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Analisa os conceitos de letramento e letramento informacional e discute a sua relação com a Formação de Professores. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas aplicados aos estudantes bolsistas do PIBID. Como resultado da pesquisa, observou-se que mesmo utilizando métodos tradicionais como fontes de informação, como por exemplo o livro didático, parte dos futuros docentes, demonstraram que estão inseridos na Sociedade da Informação e que possuem um interesse maior, no uso de diferentes fontes de informação. Entretanto, parte dos licenciandos ainda mantém o tradicional uso da informação, com foco exclusivo no livro didático, o que norteia a necessidade da aplicação de práticas que auxiliem o futuro docente no uso letrado da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Santos Pimenta, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa do CNPq, Bolsa Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e CAPES - Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE), na Universidade de Lisboa (UL). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com bolsa do CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Autora do livro Leitura, arte e educação: a Biblioteca do Pavilhão Mourisco (2011) e uma das organizadoras da coletânea Diálogos sem Fronteiras: Educação, História e Interculturalidade (2012) e Formação de professores: diferentes abordagens sobre a educação e a prática docente (2018). Autora do Prefácio - O Diário de Uma Viagem - e do Posfácio do livro Diário de Bordo, de Cecília Meireles (2015). É Professora do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências da Educação (DED) da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Campus Porto Velho. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - PPGEE/MEPE na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas. Editora Assistente, Avaliadora e Membro do Conselho Editorial da EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (UNIR). Avaliadora da Revista Educação e Cultura Contemporânea (UNESA); da Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC; da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) e da Revista Brasileira de Ensino Superior (REBES). Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC). Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória - MNEMOS; Coordenadora das Linhas de Pesquisa Memórias e Histórias das Instituições Escolares e Bibliotecas Escolares-Espaço de Ação Pedagógica. Integrante do Grupo de Pesquisa EDUCA - Linha de Pesquisa: Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Tem Projeto de Pesquisa Aprovado na Chamada Universal FAPERO n° 003/2015; no Programa para Iniciação Científica IC/FAPERO/CAPES Nº. 08/2016 e no Programa de Apoio para Publicação Científica-PAP-PUBLICA - Chamada FAPERO nº 008/2017 - Fund. Rondônia de Amparo ao Desenv. das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa-FAPERO. Membro do Comitê Técnico Científico do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica - CTC/PIBIC/UNIR/CNPq (Biênio 2017-2019) e do Comitê Assessor de Pesquisa da Fundação Universidade Federal de Rondônia (2017). Acadêmica Correspondente da ALTO - Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG). Medalha Comemorativa Alzira Reis Vieira Ferreira-Dia do Escritor Teófilo-Otonense - (ALTO -2016).

Miriã Santana Veiga, Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (MEPE) da Universidade Federal de Rondônia (2017), possui pós-graduação em Biblioteconomia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz ? FACIBRA (2015), possui também, Bacharelado em Biblioteconomia / Ciências da Informação pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2013) e Licenciatura em História UNIR (2009). Vinculada ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), na Unidade Campus Porto Velho Calama como Bibliotecária-Documentalista, atua no desenvolvimento de Bibliotecas multiníveis, implantação e alimentação do sistema Catalográfico Gnuteca, aquisição de livros impressos e digitais. Implanta e desenvolve atividades de organização, tratamento, análise e recuperação de informações em diversos níveis e suportes físicos e assessoria de projetos culturais e de letramento informacional. Integrante do grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória - MNEMOS da UNIR . Atualmente está dando suporte na implantação do arquivo da Coordenação de Registros Acadêmicos - CRA do IFRO Campus Porto Velho Calama.

Suelene da Silva Batista, Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (MEPE) da Universidade Federal de Rondônia (2017). Possui curso de graduação em Pedagogia com habilitação em: Formação para docência em Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, áreas pedagógicas e competências para Gestão Correspondente: Supervisão Escolar e Administração Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2008). Especialista em Gestão e Organização da Escola (2014). Experiência em docência no ensino básico. Atualmente atua como Pedagoga Supervisora no Instituto Federal de Rondônia - IFRO.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

AURÉLIO. Dicionário Online. 2017. Disponível em: < https://dicionariodoaurelio.com/>. Acesso em: 03 jul. 2017.

BAPTISTA, Mônica Correia. A Linguagem escrita e o direito à educação na Primeira Infância. Consulta Pública. MEC, 2010.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. 241p.

BRASIL. MEC. SEF. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. MEC: Brasília, 1997. (p. 35-49).

______. Dilvo Ristoff. Ministério da Educação - MEC. A trajetória da mulher na educação brasileira. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/202-264937351/5710-sp-1216879868>. Acesso em: 20 jul. 2017.

CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 1.ed. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

BLATTMANN, Ursula; ALMADA, Magda. Biblioteca no ambiente educacional e a sociedade da informação. Disponível em: <https://www.academia.edu/3034276/Biblioteca_no_ambiente_educacional_ea_sociedade_da_informa%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 23 jul. 2017.

CERVO, Amado L., BERVIAN, Pedro A., SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6.ed. São Paulo: Pearson, 2007.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação / Universidade de Brasília, 2012. 175 p.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Oralidade e escrita: uma revisão. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a07.pdf Acesso 03/02/2011. Acesso em: jul 2017.

HAVELOCK, Eric. A equação oralidade - cultura escrita: uma fórmula para a mente moderna. In: OLSON, D. R; TORRANCE, N. (Org.). Cultura escrita e oralidade. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997. p. 17-34.

LIMA, Sara Passos de; BEZERRA, Mauro Guilherme Ferreira. O PIBID de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia sob o olhar da coordenação de área. Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p.177-188, jan. 2014. Semestral. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sv>. Acesso em: 26 jul. 2017.

LORENA, Arthur Mendes. Uma Oficina para Desenvolvimento de Competência em Informação dos Funcionários do Crea-DF. Monografia (Graduação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.156 p.

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1996. 119p.

IFRO. Institucional. Porto Velho, 2015. Disponível em: <http://www.ifro.edu.br/site/?page_id=9>. Acesso em: 23 dez. 2017.

IFRO. Regimento Geral do IFRO. Porto Velho, 2011. Disponível em: < http://www.ifro.edu.br/site/wp-content/uploads/2009/04/Regimento-Geral.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2017.

MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 3.ed. São Paulo, SP: Ática, 2001.

MEC. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2017.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

SANTOS, Leonor Werneck dos. Oralidade e escrita nos PCN de língua portuguesa. Disponível em: < http://www.filologia.org.br/viiisenefil/08.html>. Acesso em: 01 jul 2017.

SILVA, Waldeck Carneiro da. Miséria da biblioteca escolar. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 119 p. (Questões da nossa época).

VYGOTSKI, Lev S. El problema del edad. In: Obras Escogidas IV: Psicología infantil.

Madrid: Visor, 1996.

ZURKOWSKI, P. G. The Information Service Environment Relationships and Priorities: report 5. Washington, D. C., National Commission on Libraries and Information Science, Nov 1974. Disponível em: <http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf>.

Downloads

Publicado

2019-01-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA