O desafio educacional do bibliotecários nas bibliotecas multiníveis da rede federal de educação profissional, científica e tecnologica
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n4.42957Resumo
Este trabalho faz parte de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado em Educação, tendo como lócus do estudo, as bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), pertencente à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O objetivo foi conhecer e entender as práticas e os projetos educativos, ambos desenvolvidos pelos profissionais Bibliotecários do IFRO. O método utilizado foi o indutivo, tendo como tipo de pesquisa, a pesquisa-ação. Os instrumentais utilizados foram análise documental e a aplicação de questionários semiestruturados. Como resultado do estudo, descobrimos que as bibliotecas da Rede Federal (EPCT), é um novo tipo de biblioteca, e deve ser chamada de “Biblioteca Multinível”, também se observou que um dos maiores desafios educacionais dos bibliotecários, é o planejamento e a execução de projetos educativos informacionais, que vise a Competência Crítica em Informação do educando. Portanto, realizamos um mapeamento das atividades e as relacionamos com a criação de um Programa Educativo de Letramento Informacional, que visa à melhoria e o planejamento das atividades e projetos educativos ofertados pelas Bibliotecas da do IFRO e da Rede Federal (EPCT).Downloads
Referências
ALMEIDA, Jobson Louis Santos. A biblioteca como organização aprendente: o desenvolvimentismo de competências em informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, 2015.
BUFREM, Leilah Santiago. Fundamentos sociais e políticos da biblioteconomia. Educ. rev., Curitiba , n. 4, p. 108-122, Dec. 1985 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601985000100008&lng=en&nrm=iso>. access on 06 Nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.050.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Acesso em 18 de junho de 2015.
CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento Informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de Ensino Básico. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, 2009.
CASTRILLÓN, S. O direito de ler e de escrever. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Pulo do Gato, 2011.
DUDZIAK, E. A. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ci. Inf., Brasília/DF, v. 32, n. 1, jan./abr. 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação / Universidade de Brasília, 2012. 175 p.
HUBNER, Marcos Leandro Freitas; KUHN, Ana Carolina Araújo. Bibliotecas universitárias como espaços de aprendizagem. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande do Sul, v. 31, n. 1, p.51-72, 01 jan. 2017. Semestral. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2018.
LUCAS, Clarinda Rodrigues. Indexação: gestos de leitura do bibliotecário. 1996. 100 f. Tese (Doutorado) - Curso de Biblioteconomia, Universidade de Campinas - Unicamp, Campinas, 1996. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/270726/1/Lucas_ClarindaRodrigues_D.pdf>. Acesso em: 08 set. 2018.
MESSIAS, Lucilene Cordeiro da Silva. Informação: um estudo exploratório do conceito em periódicos científicos brasileiros da área de Ciência da Informação Marília. 2005. 206 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Biblioteconomia Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005. Cap. 14.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Brasília: UNESCO, 1948. 6p.
PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p.521-539, 16 jun. 2018. Semestral.
PORTO VELHO (RO). Resolução n° 21/2015, CONSUP/IFRO de 06 de junho de 2015. Dispõe sobre o Regulamento de Funcionamento de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Porto Velho, 2015.
PORTO VELHO (RO). Resolução n° 22/2015, CONSUP/IFRO de 06 de julho de 2015. Dispõe sobre a Política de Desenvolvimento de Coleções do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Porto Velho, 2015.
PORTO VELHO (RO). Resolução nº 65/2015, CONSUP/IFRO, de 29 de dezembro de 2015. Dispõe sobre o Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Porto Velho, 2015.
VEIGA, Miriã Santana. Programa educativo de letramento informacional: uma proposta de aplicação ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Porto Velho - ro: Ifro, 2017. 54 p.
WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. 2000. Revista Ciência da Informação. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v29n2.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.