Bibliotecas públicas e a memória
uma análise acerca da atuação interdisciplinar do bibliotecário nos serviços educativos da Biblioteca Pública Benedito Leite
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n4.59834Resumo
Estudo que tem por objetivo discutir a prática interdisciplinar do bibliotecário nos serviços educativos da Biblioteca Pública Benedito Leite, bem como suas contribuições para a preservação da memória e do patrimônio cultural ludovicense e maranhense. Seu desenho metodológico revela uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, cujos sujeitos da pesquisa incluiu duas turismólogas e uma bibliotecária. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas para analisar como os serviços são planejados, quais as ambições da instituição em sua realização, as expectativas, bem como os desdobramentos deles nas ações da Benedito Leite em São Luís e no Maranhão. Aborda patrimônio, memória, bibliotecas públicas de acordo com os estudos de Schneider (2018), Silveira (2012; 2014), Choay (2006), Pollak (1989; 1992), Milanesi (2003), Nora (1993), Almeida Júnior (2013; 1997), Candau (2016), Sousa (2015), Flusser (1983), Cardoso (2013), dentre outros. Desvela que a Benedito Leite busca cumprir seu papel na sociedade maranhense, para além das práticas e demandas comuns às bibliotecas públicas. Acentua que a sensibilidade e atuação interdisciplinar entre a bibliotecária responsável pela direção e as turismólogas da BPBL imprimem em seus setores para planejar e realizar os serviços ofertados pela instituição são fundamentais para que as missões das bibliotecas públicas sejam concretizadas.