Bibliotecas públicas e a memória

uma análise acerca da atuação interdisciplinar do bibliotecário nos serviços educativos da Biblioteca Pública Benedito Leite

Autores

  • Maurício José Morais Costa Universidade Federal do Maranhão
  • Kláutenys Dellene Guedes Cutrim Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Estudo que tem por objetivo discutir a prática interdisciplinar do bibliotecário nos serviços educativos da Biblioteca Pública Benedito Leite, bem como suas contribuições para a preservação da memória e do patrimônio cultural ludovicense e maranhense. Seu desenho metodológico revela uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, cujos sujeitos da pesquisa incluiu duas turismólogas e uma bibliotecária. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas para analisar como os serviços são planejados, quais as ambições da instituição em sua realização, as expectativas, bem como os desdobramentos deles nas ações da Benedito Leite em São Luís e no Maranhão. Aborda patrimônio, memória, bibliotecas públicas de acordo com os estudos de Schneider (2018), Silveira (2012; 2014), Choay (2006), Pollak (1989; 1992), Milanesi (2003), Nora (1993), Almeida Júnior (2013; 1997), Candau (2016), Sousa (2015), Flusser (1983), Cardoso (2013), dentre outros. Desvela que a Benedito Leite busca cumprir seu papel na sociedade maranhense, para além das práticas e demandas comuns às bibliotecas públicas. Acentua que a sensibilidade e atuação interdisciplinar entre a bibliotecária responsável pela direção e as turismólogas da BPBL imprimem em seus setores para planejar e realizar os serviços ofertados pela instituição são fundamentais para que as missões das bibliotecas públicas sejam concretizadas. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício José Morais Costa, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PGCULT-UFMA) da Linha de Pesquisa 2 - Cultura, Educação e Tecnologia. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2016). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE), do Grupo de Estudo e Pesquisas em Patrimônio Cultural, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) e do Grupo de Estudos e Pesquisas na Análise de Materiais Publicados, de Divulgação da Ciência, em Mídia Digital ou Impressa (GEP-DCMIDI) vinculado ao Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. 

Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Linguística e Língua e Portuguesa, Docente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA). 

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA