Gestão do plano individual de trabalho em bibliotecas setoriais da Universidade Federal da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n2.60396Resumo
A história das organizações é marcada por etapas vivenciadas em consonância com as demandas oriundas de sua época, no sentido de levá-las a atingir resultados que atendam satisfatoriamente seu público de interesse. Nesta perspectiva, a administração através do planejamento e estratégias de gestão nas organizações tem um papel fundamental no alcance dos resultados, gerenciando rotinas e processos que atendam a estas demandas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar as principais potencialidades e limitações identificadas pelos diretores das bibliotecas setoriais na gestão do Plano Individual de Trabalho (PIT) dos servidores técnico-administrativos, das Bibliotecas Setoriais da Universidade Federal da Paraíba. Se caracterizou como um estudo de caso descritivo e exploratório com enfoque qualitativo, e a coleta dos dados foi realizada em documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o PIT e a cartilha do Sistema de Desempenho por Competências (SGDCom), e também por meio da aplicação de questionário, com perguntas fechadas e abertas. A técnica utilizada para tratamento dos dados coletados foi a análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, percebeu-se que a maioria dos diretores veem o PIT de forma positiva, e que serve como um instrumento facilitador na gerência das competências individuais dos servidores, tanto na identificação de suas potencialidades quanto das dificuldades e limitações de cada um. Também entendem que o PIT possibilita a identificação das competências individuais, gerenciar as atividades diárias, e também identificar as limitações que ocorrem no desempenho de cada servidor.