Avaliação da competência informacional em ensino de matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Autores

  • Glaucilene Mariano Sales Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-4078-683X
  • Elaine Rodrigues Perdigão Fundação Cesgranrio

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar a competência informacional dos alunos de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objeto do estudo centrou-se nas práticas e no comportamento dos discentes com relação ao acesso, avaliação e uso da informação. A abordagem avaliativa adotada foi a centrada nos objetivos, a qual possibilitou dimensionar as categorias do Quadro de Critérios – Acesso à Informação, Avaliação da Informação e Uso da informação, assim como as subcategorias e respectivos indicadores, selecionados com base em entrevistas exploratórias. Os resultados apontaram para os níveis de competência informacional dos alunos. Nas categorias Acesso à Informação e Avaliação da Informação, os alunos atingiram o nível médio de competência informacional. Já na categoria Uso da Informação, os alunos demonstraram possuir nível alto de competência informacional. Recomendou-se que fossem realizadas estratégias para divulgação dos recursos informacionais disponíveis; reestruturação dos tópicos levantados nos treinamentos, a fim de abarcar os pontos fracos levantados no estudo; ampla divulgação das normas institucionais a respeito do uso de recurso disponíveis; trabalho coordenado entre professores e bibliotecários, atualização dos profissionais da biblioteca, com o propósito de aperfeiçoar de forma integral as habilidades e atitudes dos alunos com relação à competência informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucilene Mariano Sales, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bibliotecária especializada em gestão eletrônica de documentos.

Elaine Rodrigues Perdigão, Fundação Cesgranrio

Doutora em Ciências Sociais - Professora do Mestrado em Avaliação - Fundação Cesgranrio

Downloads

Publicado

2021-11-28

Edição

Seção

RESUMOS DE DISSERTAÇÕES