A relação da gestão do conhecimento com o desempenho organizacional sob a percepção dos empreendedores das startups de tecnologia da informação

Autores

  • Kleber Netto Fonseca Universidade FUMEC
  • Hugo Ferreira Braga Tadeu Fundação Dom Cabral
  • Fabricio Ziviani Universidade FUMEC/ Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Renata de Souza Toletino Universidade FUMEC https://orcid.org/0000-0002-8284-7509
  • Renata Costa Ferreira Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n1.64957

Resumo

A velocidade das mudanças tecnológicas está aumentando a cada dia. Em um pequeno espaço de tempo, surgem novos produtos tecnológicos e novas demandas de mercado. Nesse cenário, verifica-se percentual elevado de startups da área de tecnologia de informação com alto grau de descontinuidade, sendo que as práticas tradicionais de administração não conseguem minimizar esta mortalidade. Assim pensando, nesta pesquisa, objetiva-se analisar a relação da inovação, do empreendedorismo corporativo e da gestão do conhecimento com o desempenho organizacional das startups brasileiras da área de tecnologia da informação sob a percepção dos seus empreendedores. A relevância da pesquisa nessa área se justifica pela importância econômica, no Brasil, das Micro e Pequenas Empresas (MPE) cuja sobrevivência decorre da capacidade de inovar e ser dinâmica em sua adaptação ao ambiente. Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, descritiva, estudo de caso múltiplos de análise. Os critérios adotados para seleção das unidades de análise foram a acessibilidade e a tipicidade. A coleta de dados foi realizada por meio da criação do roteiro de entrevista. Na análise dos dados aplicaram-se os procedimentos da análise de conteúdo. Os sujeitos de pesquisa foram selecionados pelo critério de tipicidade, sujeito empreendedor, e acessibilidade, facilidade de acesso à amostra e seleção de elementos considerados representativos pelo pesquisador, enfatiza-se que se trata de pesquisa realizada sem interferência do pesquisador, por meio da observação, registro, análise e interpretação da realidade dos sujeitos de pesquisa, em seu habitat natural, empresas startups pré-selecionadas. Os resultados da pesquisa apontam que os constructos inovação, empreendedorismo corporativo e gestão do conhecimento criam valor para o cliente e tem impacto positivo no desempenho da organização. A inovação gera integração das equipes, o empreendedorismo corporativo auxilia os colaboradores no processo de tomada de decisão e a gestão do conhecimento é condição de sustentabilidade da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Ziviani, Universidade FUMEC/ Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (2005) e graduado em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA