Cultura e literatura popular em verso no acervo digital de cordéis da Fundação Casa de Rui Barbosa

Autores

  • Fabrício Alves da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Adriana Mesquita Figueiredo

Resumo

O portal “Cordel: literatura popular em verso” reúne, em ambiente digital, uma amostra daquele que é considerado o maior acervo de cordel da América Latina, o qual está sob a guarda da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). O raro acervo passou a ser formado a partir da década de 1960 e por intermédio dele foram elaborados diversos estudos na tentativa de compreender a gênese e demarcar uma historiografia do cordel no contexto brasileiro. Contudo, o cânone legitimado no Brasil vem sendo contestado por pesquisadores que defendem a singularidade da produção nacional, desvinculando o fenômeno da perspectiva escriptocêntrica apresentada nos primeiros estudos que atribuem a origem do cordel ao romanceiro ibérico e que ignoram o caráter oralizado da poética brasileira. Este artigo tem o objetivo de evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, a importância do acervo digital de cordeís disponibilizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa, dando destaque aos processos de constituição, organização e acesso à coleção, articulando diferentes noções como as de cultura e identidade, patrimônio imaterial, políticas culturais, diversidade cultural, tradições orais e culturas digitais. Apresenta ainda um levantamento de dez autores e suas obras mais representativas disponibilizadas no acervo digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Alves da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestrando no PPG em Memória e Acervos - Fundação Casa de Rui Barbosa. Bacharel em Biblioteconomia. Bibliotecário da Universidade Federal do Oeste do Pará (SIBI-Ufopa). Também possui experiência com a criação de repositórios digitais na plataforma Omeka, onde está construindo o "Poronga: repositório de cordéis do Pará".  Responsável pelas edições de arte e conteúdo dos repositórios temáticos do grupo EPCC que reúnem documentos do Setor de Pesquisa em Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Adriana Mesquita Figueiredo

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo e em Letras - Português e Inglês.  Professora de  língua inglesa - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista da Fundação Casa de Rui Barbosa. 

Downloads

Publicado

2023-04-25

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO