Perfil de mídia social de biblioteca como dispositivo de mediação cultural, de memória e de representatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n1.66145

Resumo

O objetivo desta pesquisa é evidenciar como os enunciados publicados pelo Instagram da Biblioteca da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (BIB/FAUFBA) subsidiam a mediação cultural e possibilitam a evocação de indícios de memória e de representatividade da comunidade usuária. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter documental com o uso do método de estudo de caso, e se configura ainda como participante. As análises dos dados foram realizadas com base nas abordagens quantitativa e qualitativa. Utilizou como técnica a entrevista, com o instrumento roteiro de entrevista, aplicado junto aos bibliotecários responsáveis pelas mídias sociais da Biblioteca citada. A partir da análise dos resultados alcançados, constatou-se que na perspectiva dos bibliotecários entrevistados as mídias sociais, a exemplo do Instagram, configuram-se espaços propícios à mediação cultural em vistas a produção de conteúdo que evoca as memórias e indícios de representatividade da comunidade usuária, pautados na diversidade cultural. Assim, concluiu-se que, os bibliotecários realizam práticas de mediação cultural de maneira consciente, e que produzem e disseminam conteúdos reveladores de vestígios de memória e de representatividade social nas postagens do Instagram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamiris Barros Silva, Universidade Federal da Bahia

Estudante de iniciação científica do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia.

Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia

Docente Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA