Perfil de mídia social de biblioteca como dispositivo de mediação cultural, de memória e de representatividade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n1.66145Resumo
O objetivo desta pesquisa é evidenciar como os enunciados publicados pelo Instagram da Biblioteca da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (BIB/FAUFBA) subsidiam a mediação cultural e possibilitam a evocação de indícios de memória e de representatividade da comunidade usuária. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter documental com o uso do método de estudo de caso, e se configura ainda como participante. As análises dos dados foram realizadas com base nas abordagens quantitativa e qualitativa. Utilizou como técnica a entrevista, com o instrumento roteiro de entrevista, aplicado junto aos bibliotecários responsáveis pelas mídias sociais da Biblioteca citada. A partir da análise dos resultados alcançados, constatou-se que na perspectiva dos bibliotecários entrevistados as mídias sociais, a exemplo do Instagram, configuram-se espaços propícios à mediação cultural em vistas a produção de conteúdo que evoca as memórias e indícios de representatividade da comunidade usuária, pautados na diversidade cultural. Assim, concluiu-se que, os bibliotecários realizam práticas de mediação cultural de maneira consciente, e que produzem e disseminam conteúdos reveladores de vestígios de memória e de representatividade social nas postagens do Instagram.