A biblioteca escolar no modo Play

incentivando a gamificação através das mecânicas de jogos

Autores

  • Mariana Briese da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Renata Braz Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n1.66235

Resumo

Objetivo: A pesquisa buscou averiguar como acontece do uso da gamificação em bibliotecas. escolares. Metodologia: Com abordagem qualitativa foi desenvolvida pesquisa bibliográfica e estudos dos casos 14 bibliotecas multiníveis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), as quais responderam a um questionário. Resultados: No levantamento bibliográfico foram identificados jogos específicos com o tema biblioteca e outros jogos que podem ser utilizados nas mesmas. Ainda, foram relatados casos de uso da gamificação em bibliotecas de diferentes localidades no país e exterior. No que se refere às bibliotecas do IFSUL, percebeu-se intenções, tanto para implementar jogos na biblioteca, como jogos que já são utilizados nas mesmas. Apontou-se quais aspectos são trabalhados e quais os resultados alcançados por meio da incorporação dos jogos ao acervo dessas bibliotecas. Averiguou-se não existe homogeneidade nas políticas das bibliotecas da rede IFSUL para o uso desse tipo de acervo, contudo a utilização de jogos nas bibliotecas que o fazem traz muitos benefícios para os estudantes. Conclusão: Os jogos disponibilizados nas e pelas bibliotecas escolares se constituem em importante recurso no processo de ensino-aprendizagem, sendo assim, elas podem exercer importante papel de incentivadoras e
promotoras do seu uso. Embora o tema gamificação seja bem explorado na área de educação, merece mais atenção da área de Biblioteconomia, pois o tema é menos explorado quando relacionado à biblioteca escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Braz Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2000), Mestre e Doutora em Educação (2005 ; 2010) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel.  É professora Associada no Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no qual também já exerceu a função de coordenadora do Curso de Biblioteconomia. Atua no Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. Concluiu o Pós-doutorado na Facultad de Ciencias de la Documentación de la Universidad Complutense de Madrid, sob a supervisão da Profa. Dra. Aurora Cuevas-Cerveró, com bolsa do CNPq pelo Programa Ciências sem Fronteiras. Líder do Grupo de pesquisa MIL - Mediação da Informação e Leitura -http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3402353387971766 Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Ciências Humanas, com ênfase em Biblioteconomia, História e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: História da Leitura, Mediação da Leitura, Competência Informacional, Ensino de Biblioteconomia, Bibliotecas, Metodologia da Pesquisa, Políticas do Livro e de leitura e História da Educação. ***** Orcid.org/0000-0002-7322-2339 ****** Página Researche Gate: https://www.researchgate.net/profile/Renata_Goncalves12 ****** Grupo de pesquisa MIL - Mediação da Informação e Leitura - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5402075720039783 

Downloads

Publicado

2023-07-07

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA