Programação cultural nas bibliotecas municipais e comunitárias

Autores

  • Lucileide Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Lídia Eugênia Cavalcante Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-3190-6900
  • Maria de Fátima Oliveira Costa Universidade Federal do Ceará

Resumo

Resumo

Objetiva-se com esse trabalho analisar a programação cultural realizada nas bibliotecas municipais e comunitárias cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE), buscando compreender como essas atividades são planejadas e construídas, bem como se atendem às necessidades informacionais dos seus usuários. A fim de alcançar os propósitos definidos, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório e descritivo, com método comparativo. O campo de pesquisa consistiu em oito bibliotecas, sendo cinco municipais e três comunitárias. Para a coleta dos dados, foi utilizado como instrumento o questionário, aplicado via WhatsApp com representantes dessas instituições. Observou-se que os gestores das bibliotecas, tanto municipais quanto comunitárias, reconhecem os reais benefícios do planejamento de uma programação cultural construída em conjunto com a comunidade, apontando esta como mais rica e desejável pelos moradores do entorno, visto que oportunizam o sentimento de pertencimento da comunidade, além de resultar em maior zelo e cuidados com o acervo por parte dos moradores, como também, ganhos informacionais e culturais.

 

Palavras-chave: Biblioteca comunitária; biblioteca municipal; programação cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lídia Eugênia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Professora titular do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal - Canadá, com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFC/PPGCI e do curso de Biblioteconomia. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação e da leitura, tecnologia social e desenvolvimento local, memória social e patrimônio, competência em informação, aprendizagem colaborativa e educação a distância e inovação social. Desde 2008 coordena o projeto Ler para Crer, de metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias e em 2010 recebeu o Prêmio Viva Leitura pelo referido projeto. Também é pesquisadora do Núcleo de Tecnologias e Educação à Distância em Saúde (NUTEDS/FAMED/UFC).

Maria de Fátima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará

Pós doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo - USP. Doutora pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista ? UNESP. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba; Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Professora do quadro permanente do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UFC Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em INFORMAÇÃO E SOCIEDADE, atuando em ambientes informacionais, principalmente nos seguintes temas: estudos de usuários, usuários da informação enquanto sujeito informacional, pesquisa, informação, ensino da biblioteconomia; bibliotecas escolares, bibliotecas públicas e comunitárias; além de bibliotecas universitárias, competência e mediação em informação. Atualmente coordena e atua em dois projetos de pesquisa; A Biblioteca Universitária no uso das redes sociais como estratégias de comunicação com os usuários; e A Contribuição da disciplina Atuação e Ética profissional para práxis do bibliotecário na visão do discente. Líder do grupo de pesquisa Estudos de Usuários da Informação. Foi presidente da Associação de Bibliotecários do Ceará. Na UFC ocupou os cargos de diretora do Centro de Humanidades de 2003 a 2011, tendo assumido anteriormente a coordenação do Curso de Biblioteconomia, a chefia do Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia e a chefia do Departamento de Ciências da Informação 

Downloads

Publicado

2023-11-30

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA