O “Patinho feio”

reflexões museológicas sobre o primeiro computador brasileiro

Autores

  • Julie Castro de Sousa UFPA
  • Alegria Benchimol Universidade Federal do Pará
  • Roberto Lopes dos Santos Júnior Universidade Federal do Pará

Resumo

A história da informática e dos estudos sobre computadores eletrônicos digitais atravessa continentes, Estados Unidos e União Soviética, protagonizaram as construções de máquinas revolucionárias: Computador Integrador Numérico Eletrônico - ENIAC e Pequena Máquina Eletrônica de Cálculo - MESM, respectivamente. No cenário brasileiro, não aconteceu de modo diferente, este trabalho objetiva apresentar o primeiro computador brasileiro, resultado de um projeto da Universidade de São Paulo (USP). Como metodologia, utiliza a pesquisa bibliográfica. Diante dos resultados, conclui-se a importância do “Patinho feio” como testemunho do patrimônio da ciência e tecnologia para o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alegria Benchimol, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ- ECO ) em 2015. Mestre em Ciência da Informação, desde 2009, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFF) e Graduada em Letras (Português e Francês) pela Universidade Federal do Pará(UFPA). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (PPGCI) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS), do Museu Paraense Emílio Goeldi. Atua nas áreas de Comunicação Científica e documentação de acervos científicos. Aposentada em 2019 pelo Museu Paraense Emílio Goeldi.

 

Roberto Lopes dos Santos Júnior, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), Mestrado em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2009) e Doutorado em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFRJ (2014). Atuou como professor substituto da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, ocupando atualmente o cargo de professor adjunto da Faculdade de Arquitetura e não possuindo mestrado em Ciência da Informação, ambos pela Universidade Federal. do Pará. Temos experiência nas áreas de Arquitetura e Ciência da Informação, com ênfase em estudos históricos e epistemológicos em ambas as áreas, além de análises relacionadas à comunicação científica/Cientometria, interdisciplinaridade e preservação documental.

Downloads

Publicado

2024-03-03

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO