A invisibilidade de bibliotecas e bibliotecários nas escolas cidadãs integrais no Estado da Paraiba

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Resumo

O artigo investiga a existência de bibliotecas e bibliotecários nas Escolas Cidadãs Integral (ECI) do Estado da Paraíba refletindo uma realidade na Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, com destaque para existência de legislações que amparam o profissional e torna obrigatória a presença de bibliotecas em todas as instituições de ensino do Brasil.  A ausência de concurso público para bibliotecários na Paraíba indica o desequilíbrio entre a legislação e a prática, tendo em vista a criação do Programa de Educação Integral que contempla as Escolas Cidadãs Integrais conforme recomendação da Lei Novo Ensino Médio no país. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, combinando as abordagens quantitativa e qualitativa que permitiram analisar dados sobre a carência desses profissionais nas ECI. Os resultados indicam que essa situação impacta de forma negativa no mercado de trabalho e na formação educacional dos estudantes. O estudo reforça a necessidade de ações concretas por parte das autoridades competentes para adequar o quadro de profissionais das ECI à legislação vigente e às exigências educacionais contemporâneas. Conclui-se que existe ausência de bibliotecários nas ECI e a inexistência de perspectivas futuras para modificar essa realidade, visibilizando esse tema para pressionar por mudanças estruturais e políticas públicas efetivas. A relevância desse tema reside no sentido de continuar explorando essa temática e promovendo diálogos que visem sensibilizar as autoridades competentes por mudanças estruturais e políticas públicas efetivas.

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Biografia do Autor

Ediane Toscano Galdino de Carvalho, UFPB

Profa. Dra. do Curso de graduação em Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação/UFPB. Doutora em Ciência da Informação / UFPE. Editora da revista Archeion Online.

Genoveva Batista do Nascimento, UFPB

Profa. Dra. do Curso de graduação em Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação/UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes / UFPB. Doutora em Educação /UFPB.

Edilene Toscano Galdino dos Santos, UFPB

Profa. Dra. do Curso de graduação em Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação / UFPB. Doutora em História e Filosofia da Ciência - Universidade de Évora (Portugal).

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Publicado

2025-01-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA