Estudo sobre potenciais diferenças técnicas e funcionais entre o trompete e o trombone soprano Study on potential technical and functional differences between the trumpet and soprano trombone

Autores

  • Sérgio de Figueredo Rocha Universidade Federal de São João Del Rei
  • Marcos Edson Cardoso Filho Professor Iniciação Musical UFSJD
  • Pedro Francisco Mota Júnior UFSJD
  • Marlon Geraldo Moreira Deluchi Discente de graduação; bolsista de iniciação científica/PROPE/UFSJ. Universidade Federal de São João Del Rei

Palavras-chave:

Trombone Soprano, Trompete, Análise sonológica.

Resumo

Resumo: A presente pesquisa é um estudo comparativo que busca demonstrar eventuais diferenças entre dois instrumentos: o trompete e o trombone soprano. Os mesmos fazem parte da família dos metais,
porém, com especificidades diferentes. Eles conviveram até meados do século XVII, no entanto, o trombone soprano foi gradativamente sendo cada vez menos empregado. A questão é levantar dados que possam contribuir para explicar tal diferença nessas trajetórias históricas. Foram utilizadas duas
metodologias diferentes: a primeira é uma análise subjetiva feita de forma cega por dois avaliadores; a segunda é uma análise objetiva, usando-se como método sonológico a espectrografia. Tanto numa como noutra análise, não se evidenciaram diferenças significativas entre os dois instrumentos. Do ponto de vista histórico, parece ter havido um marco em que, pela limitação tecnológica, optou-se pela gradativa exclusão do trombone soprano das possibilidades orquestrais. Caso não houvesse essa limitação, talvez o perfil atual desses instrumentos fosse completamente diferente. A partir desses resultados, pode-se inferir que o trombone soprano tem um grande potencial de desenvolvimento no que diz respeito a repertório, seja ele original ou adaptado (transcrições, arranjos, etc). Palavras chave: Trombone Soprano, Trompete, Análise sonológica.

Abstract: The present research is a comparative study which demonstrates eventual differences between two brass instruments: the trumpet and the soprano trombone. Despite seen along-sided until the midseventeenth century, the soprano trombone gradually became less employed. The goal with this investigation is to collect data to explain such differences in these historical trajectories. To achieve this, two different methodologies were used: A blindly subjective analysis proctored by two evaluators. Then, a spectral analysis has been performed as the objective portion. In both cases, the results demonstrated that there were no significant differences between the two instruments. From the historical point of view, there seems to have been a milestone in which the gradual exclusion of the soprano trombone from the orchestral context occurred due to technological limitations. If there were no such limitations, perhaps the
current profile of these instruments would be completely different. From these results, it can be inferred that the soprano trombone contains a great potential of development with regards to repertoire, whether original or adapted (e.g. transcriptions, arrangements, etc.).


Keywords: Soprano Trombone, Trumpet, Spectral analysis.

 

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Biografia do Autor

Sérgio de Figueredo Rocha, Universidade Federal de São João Del Rei

Atua no Departamento de Música da UFSJ desde 2006. É professor da classe de trombones, atuando também na comissão de pós-graduação desse departamento nas áreas de performance e saúde do músico. Atualmente exerce a função de Vice-coordenador do curso de música e é membro do Conselho Universitário (CONSU/UFSJ).

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - CAMPUS CTAN. Av. Visconde do Rio Preto s/n, Br 494 Km 2, Colônia do Bengo/São João del Rei/MG. CEP 36.301-360


Marcos Edson Cardoso Filho, Professor Iniciação Musical UFSJD

Marcos Filho possui Doutorado em História Social da Cultura (2013) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG; Mestrado em Música (2008) e Graduação em Música (2005) - Habilitação em Composição pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. No ano de 2008 atuou como professor substituto do Departamento de Teoria Geral da Musica da Escola de Música da UFMG ministrando as disciplinas de História e Música, Percepção Musical e Laboratório de Criação. Atualmente é professor no Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei - MG na área de Composição/Educação Musical. Foi coordenador do Inverno Cultural da UFSJ por dois anos. Em 2013 assumiu a Presidência da Fundação Koellreutter e coordena o Projeto Koellreutter 100 Anos com patrocínio do Itaú Cultural. No âmbito da pesquisa e extensão, Marcos Filho coordena o projeto Sons das Vertentes financiado pela Fapemig, orienta projetos de Iniciação Científica e de Extensão Universitária e é membro do NEMUB - Núcleo de Estudos em Música Brasileira da UFMG. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular brasileira; composição e arranjos; educação musical e criação; e música e tecnologia.

Pedro Francisco Mota Júnior, UFSJD

Doutor em Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, sob orientação do Professor Dr. Heinz Karl Schwebel, mestre em performance musical pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, especialização em educação musical e bacharel em trompete também pela UFMG. Dentre os diversos grupos que participou, destacam-se: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orchestrades Universelles - França, Banda Sinfônica da UFMG, Banda Sinfônica da FAMES, Quinteto de Metais Itaratã e Grupo de Metais da OFES. Atuou como solista junto à Orquestra do Festival de Inverno de Domingos Martins; Orquestra Filarmônica do Espírito Santo; Orquestra Experimental de Ouro Preto, Banda Experimental da FAMES; Banda Sinfônica da FAMES; Banda Municipal de Diamantina e Banda Sinfônica da UFMG. Dentre os artistas nacionais com os quais já dividiu o palco pode-se citar: Zizi Possi, Gal Costa, Fafá de Belém, Rosa Passos, Geraldo Azevedo, Lenine e Elba Ramalho. Atuou como professor na Faculdade de Música do Espírito Santo e como Principal trompete da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo.


 

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Publicado

2018-03-12

Como Citar

ROCHA, S. de F.; FILHO, M. E. C.; JÚNIOR, P. F. M.; DELUCHI, M. G. M. Estudo sobre potenciais diferenças técnicas e funcionais entre o trompete e o trombone soprano Study on potential technical and functional differences between the trumpet and soprano trombone. The Brazilian Trombone Association Journal, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/btaj/article/view/38487. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos: História e Repertório