PROCESSO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Resumo
O presente estudo teve como objetivo central analisar o processo de trabalho dos profissionais da USF Renascer III e ressaltar os seus reflexos na qualidade de vida da população assistida. Participaram da pesquisa seis profissionais de saúde nas categorias: médicos, enfermeiros e nutricionistas, sendo utilizada a abordagem qualitativa como método para coleta de dados, constituindo-se de entrevista e observação participante. O estudo investigou informações sobre motivo de ingresso no PSF, trabalho e processo de trabalho no programa e os avanços e entraves no desenvolvimento das práticas de saúde. Em se tratando dos resultados, podemos tirar algumas conclusões baseadas nas falas dos profissionais de saúde, bem como pelas avaliações por estes realizadas, que o trabalho no PSF apresenta impactos positivos e negativos para a comunidade, e, que será preciso superar as dificuldades, para que tenhamos um sistema de saúde mais justo e com maior qualidade.
Palavras-chave: Trabalho. Processo de Trabalho. Programa de Saúde da Família.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).