Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita (o ineditismo não se aplica aos preprints), e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (artigos, resenhas, traduções e ofício do cientista social), assegurar-se que foram seguidas as instruções referentes ao processo de avaliação duplo-cego, conforme especificado em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

Os manuscritos devem ser submetidos para as seções, observando as regras específicas: 

1 – Os manuscritos devem ser submetidos on-line pelo sistema da Revista Caos;

2 – Quanto à formatação, os textos devem seguir o padrão: fonte Times New Roman, espaçamento 1,5, fonte tamanho 12. Orientar-se, quanto às referências e citações, pelas normas da ABNT: 6023/2018 e 10520/2002 respectivamente;

3 – Os artigos para dossiê, os artigos livres e textos para a seção "Ofício do Cientista Social" devem conter um resumo, no mesmo idioma, com até 250 palavras e mais quatro palavras-chave separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto, além de uma versão em inglês do resumo (Abstract) e das quatro palavras-chave (Keywords), seguindo o mesmo padrão de formatação. O título também deve ser traduzido para o inglês. 

4 – As resenhas devem apresentar a referência completa das obras analisadas, especificando: autor(es), título e subtítulo (se houver), local (cidade), editora, ano de publicação e número de páginas. Deve apresentar um título que, de preferência, não coincida com o título da obra resenhada. 

5 – As entrevistas deverão ser apresentadas em formato ping-pong (perguntas e respostas). O texto deve iniciar com um resumo biográfico do entrevistado. 

6 – A Revista Caos aceita contribuições de alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores em geral que atuam no campo das ciências sociais e humanas no Brasil ou no exterior.

7 – Para garantir a integridade da avaliação por pares (duplo-cego), na submissão a esta revista, todo esforço deve ser feito para que as identidades dos autores e revisores permaneçam anônimas, verificando-se se as seguintes medidas foram tomadas em relação ao texto e às propriedades do arquivo:

  • O(s) autor (es) do documento deve(m) excluir seu nome do texto, substituindo, quando necessário, pelo literal "Autor"; nas referências e notas de rodapé, não apresentar títulos de suas publicações e outras informações que possam recuperar a sua identidade.
  • Em documentos do Microsoft Office ou similares, a identificação do autor deve igualmente ser removida das propriedades do arquivo.

8 – Além dos campos obrigatórios do formulário de submissão, devem ser preenchidos os campos do resumo da biografia e do Orcid.

 


 

ARTIGOS

Artigos para dossiê – textos ensaísticos ou analíticos temáticos, resultantes de estudos e pesquisas originais (devem conter, no mínimo, cinco mil, e no máximo dez mil palavras, incluindo resumos e referências). 

Artigos livres – textos analíticos ou de revisão resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo (devem conter, no mínimo, cinco mil, e no máximo dez mil palavras, incluindo resumos e referências).

DOSSIÊ

A proposta para Dossiê deve conter:

1 Título do dossiê;
2 Proponente(s);
3 Apresentação breve (apresentar o assunto, justificar a proposta...);
4 Lista de artigos (indicar apenas o título, autor(es) e o resumo);
5 Pode conter ainda entrevista, resenha, tradução etc. ;
6 Pequena biografia acadêmica dos proponentes e autores.
Quanto ao número de artigos, entre cinco a dez, incluindo a apresentação do dossiê, além de uma resenha e/ou entrevista e/ou tradução e/ou ensaio visual.

ENSAIO VISUAL

Ensaio visual: apresentar título, tradução do título para inglês, resumo e abstract. Em seguida, uma introdução comentando o ensaio, que deve conter até 10 imagens, em resolução a partir de 300 dpi, acompanhadas da indicação de autoria e ano. A utilização das imagens deve seguir as normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos.

ENTREVISTA

Entrevista: depoimentos de personalidades cuja contribuição para as ciências sociais sejam relevantes (devem conter, no mínimo, cinco mil, e no máximo dez mil palavras, incluindo resumos e referências).

OFÍCIO DE CIENTISTA SOCIAL

Ofício do Cientista Social: relatos de experiência, transcrição de palestras, biografias comentadas e material de campo comentado (devem conter entre duas mil a cinco mil palavras, incluindo resumos e referências).

RESENHA

Resenhas: resenhas críticas de livros, teses, dissertações ou monografias publicados/apresentadas no Brasil ou exterior (devem conter entre duas mil a cinco mil palavras, incluindo resumos e referências).

TRADUÇÃO

Tradução: aceitamos tradução de textos de autores clássicos e contemporâneos das ciências sociais. Em se tratando de texto que não se encontre em domínio público, cabe ao tradutor apresentar documento que autorize a publicação.


Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.