O TRABALHO DOS CATADORES (AS), COOPERATIVISMO EAS POLÍTICAS PÚBLICAS (SOCIAIS): experiências da coleta seletiva solidária no município de João Pessoa

Autores

  • Vanessa José da Rocha DNIT-PB

Resumo

O desemprego estrutural resultante da inovação tecnológica e o acirramento das desigualdades sociais e de renda demonstram que a lógica de mercado não traz respostas aos problemas sociais engendrados nas contradições imanentes ao modo de produção capitalista. Assim, aumenta-se a demanda dos trabalhadores desempregados, precarizados e informais junto aos movimentos sociais por soluções por meio de políticas públicas de geração e transferência de renda. É nesta perspectiva que a Coleta Seletiva Solidária, pelo trabalho cooperativado, aparece como uma possibilidade de se tornar um exemplo de política pública integrada, ou seja, uma política que contempla a educação, geração de emprego e renda e tratamento adequado dos resíduos. Portanto, estudos sobre as atividades dos catadores e a participação do poder público são fundamentais para o entendimento das especificidades da organização social dos atores envolvidos e da eficiência das políticas públicas sociais focadas no trabalho cooperado e na lógica da economia solidária.

Palavras-chave: Trabalho; Cooperativismo; Catadores; Política Pública Social; Emprego; Renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa José da Rocha, DNIT-PB

Doutor em Sociologia pela Unesp, pós-doutorado em Antropologia na USP. Professor titular do DCS, Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Edição

Seção

DOSSIÊ AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS