AVALIAÇÃO DOS FUNDOS ROTATIVOS SOLIDÁRIOS: impactos no desenvolvimento social
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa de avaliação1 de uma política social financiada pelo Banco do Nordeste do Brasil em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). O supracitado projeto corresponde à análise de caráter etnográfico dos Fundos Rotativos Solidários (FRS) na região do Agreste Paraibano. Os FRS são instrumentos de finanças solidárias (a fundo perdido) direcionadas às comunidades de pequenos agricultores que em tese praticam a auto-gestão dos referidos fundos, formando uma poupança e que decidem (re) investir parte desta em prol da própria comunidade. As comunidades pesquisadas têm diferentes relações sociais e diferentes modos de administração e organização dos fundos rotativos solidários. O desenvolvimento social, que é fator indispensável no processo de autonomia segundo a perspectiva da economia solidária, tem o potencial de engendrar ressignificações 2 nos modelos de família, trabalho, educação e conscientização que é sem dúvida o maior desafio das políticas sociais que vêm atuando nessa área, tendo também como missão a melhoria dessas práticas. Palavras-chave: Fundos Rotativos Solidários; Economia Solidária; Desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).