JONGO: patrimônio imaterial do Brasil e a comunidade São José da Serra
Resumo
Este texto procura analisar aspectos do Jongo como Patrimônio Imaterial do Brasil, tal como suas características que o levaram a eleição do Jongo no Sudeste e outras partes desse processo que culminou com o recebimento do título. Buscando salientar as pluralidades e singularidades dessa prática, tão comum no século XIX, nas regiões cafeeiras do Vale do Paraíba e que atualmente são comunidades e fazendas que passam por processo de valorização dessa cultura negra, através do turismo cultural, como é o caso da Comunidade São José da Serra. Este artigo visa trabalhar com: relatos de integrantes da Comunidade; um trabalho de campo; documentação do processo – já citado - dialogando com uma bibliografia interdisciplinar sobre o tema.
Palavras-chave: Jongo; Patrimônio Imaterial; Comunidade São José da Serra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).