O USO DA INTERNET NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2010: diferenças ideológicas entre as estratégias de comunicação partidária

Autores

  • Guilherme Caldas de Souza Campos UNICAMP
  • Deive Audieres Leal UNICAMP
  • André Covic Bastos UNICAMP

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa realizada sobre o papel da internet nas eleições de 2010, para os cargos de governador e presidente no Brasil. A pesquisa foi realizada observando-se websites oficiais dos candidatos durante o período eleitoral. Foram codificados em duplas 75 websites, utilizando 141 variáveis de análise. Partindo dos dados gerais coletados na pesquisa e de um relatório individual desenvolvido por um dos autores, o presente trabalho articula a utilização, pelos partidos políticos, da internet nas campanhas eleitorais, com a relação ideológica dos partidos políticos com seu eleitorado. O artigo finaliza com algumas reflexões sobre os resultados obtidos e algumas propostas acerca do uso da internet em campanhas políticas.

Palavras-chave: Internet; Partidos Políticos; Eleições 2010.

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Publicado

2019-07-26