FATORES DETERMINANTES DO CREDENCIAMENTO DE PADRES PARA A OCUPAÇÃO DE POSIÇÕES NA DIOCESE DE CAMPINA GRANDE - PARAÍBA: uma primeira aproximação
Resumo
Neste artigo, pretende-se analisar como a Igreja Católica, mais especificamente a Diocese de Campina Grande, utiliza parâmetros como idade, nível e formação educacional, redes de influências pessoais, fluência retórica, dentre outros, para localizar o corpo eclesial em postos aos quais correspondem posições socialmente reconhecidas como de prestígio dentro do campo enfocado. Tal perspectiva teórica parte dos pressupostos da teoria de campo e de capital, para obter um apanhado dos fatores determinantes da localização dos padres no conjunto das paróquias da referida diocese. A metodologia utilizada incluiu o mapeamento do campo da diocese de Campina Grande no que se refere às suas principais igrejas, as posições reconhecidas como prestigiosas e/ou de poder dentro da hierarquia local, com o objetivo de produzir uma descrição dos sistemas de posições e da estratificação dos padres. Foram realizadas entrevistas com padres pertencentes aos grupos de paróquias consideradas de menor porte, de porte intermediário e de porte alto, discutindo-se as estratégias utilizadas no campo considerado, definidas a partir de um complexo jogo de acumulação de capital econômico, cultural, simbólico e religioso.
Palavras-chave: Igreja Católica; Elite Eclesiástica; Poder; Religião; Hierarquia; Trajetórias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).