O USO DO RETRATO SOCIOLÓGICO COMO RECURSO PARA OBSERVAR AS CONDIÇÕES SOCIAIS NECESSÁRIAS PARA A MANIFESTAÇÃO DO “GOSTO” PELA ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n29.63860.p190-215

Palavras-chave:

capital cultural, disposições, Lahire e Bourdieu, classe média

Resumo

Este artigo busca, pelo uso da metodologia do “retrato sociológico”, elaborada por Lahire, observar a gênese das disposições e gosto de um jovem artista de classe média do Recife. Lahire propõe pensar com e contra Bourdieu para refletir sobre o social incorporado, assim, por meio deste trabalho, pretendemos construir um diálogo entre os dois autores a fim de refletir sobre as contribuições de Bourdieu no que tange à sua crítica à ideologia carismática que percebe o “gosto” e práticas culturais como inatas aos indivíduos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Fortes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS/UFPB). Mestre em Antropologia Pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGA/UFPE), bacharel em Ciências Sociais pela UFPE. Atualmente pesquisa sociologia da cultura com ênfase em gosto e estilo de vida. Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2022-12-08