ONDE ESTÃO AS MULHERES? Os lugares das artesãs na comunidade do Alto do Moura – PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n30.65416.p175-201

Palavras-chave:

gênero, divisão sexual do trabalho, artesãs, artesanato no Alto do Moura.

Resumo

As mulheres artesãs do Alto do Moura, centro de artes figurativas em Caruaru-PE, vêm ocupando espaços distintos na comunidade. Por um lado, projetam-se para o protagonismo no ofício, nos negócios e na política comunitária, por outro, são condicionadas a ocupar e permanecer em lugares menos valorizados socialmente, como é o caso das atividades domésticas e da pintura das peças. O objetivo deste trabalho é analisar os diferentes lugares que as mulheres artesãs vêm ocupando no Alto do Moura do século 21. A pesquisa teve natureza qualitativa. Foram realizadas 33 entrevistas com artesãos(ãs) e formadores(as) de opinião, além de 02 grupos focais, fotografias e observação de campo. Os resultados apontam que as artesãs, mesmo ocupando outros lugares nos últimos tempos, são oprimidas por vários mecanismos sociais, econômicos e culturais que, em geral, as mantêm em uma situação de poder desvantajosa na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Clementino de Souza, Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) e Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora Adjunta na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Doutora, mestre e bacharel em administração (UFPE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR/UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC/UFPE). Na área privada exerceu cargo de consultora na Deloitte, desenvolvendo trabalhos de avaliação de desempenho funcional, clima organizacional, plano de cargos, carreira e salários, estruturação organizacional e planejamento estratégico. Em sua carreira no setor público na UFPE, foi coordenadora de monitoria e coordenadora setorial de extensão do CAA e vice-coordenadora do Núcleo (Departamento) de Gestão. É avaliadora de eventos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Revisora das revistas Organizações & Sociedade (O&S), Cadernos EBAPE.BR e outras. Membro do Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA/CNPq). Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: gente, negócios e trabalho em contextos periféricos; gênero e diversidade; turismo e hotelaria. Currículo Lattes

Marcio Gomes de Sá, Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor-pesquisador do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculado ao LAEPT (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho). É autor de alguns livros, dentre os quais destaca: Feirantes: quem são e como administram seus negócios e Filhos das feiras: uma composição do campo de negócios agreste (Editora Massangana/Fundaj). Realizou período de estudos na Universidade de Bolonha (Itália), esteve como pesquisador visitante no Trinity College, Universidade de Dublin (Irlanda), e concluiu um doutorado em sociologia na Universidade do Minho, Braga (Portugal). Atuou na coliderança do tema epistemologias e teorizações em estudos organizacionais e administração da Anpad (2019-2020). Tem como principais temas de interesse: modernização periférica; gente, negócios e trabalho em contextos periféricos; epistemologia e metodologia em ciências sociais; administração e políticas públicas; organizações sem fins lucrativos; artesanato no Nordeste; e trabalho e trabalhadores na cultura. Atuou como professor-pesquisador na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2006-2019. Currículo Lattes

Jessica Rani Ferreira de Sousa, Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Doutoranda e mestra em administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa organização e sociedade (Propad/UFPE). Especialista em gestão pública pela Universidade de Pernambuco (UPE, 2018-2019). Possui graduação em administração pela UFPE (2014). Atualmente é professora do quadro efetivo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Também atua como pesquisadora integrante do Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (Geia) na UFPE/CAA e estudante participante do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (NISP) na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Temas de interesse: teoria organizacional/administração geral; administração pública; implementação de políticas públicas; burocracia de nível de rua. Currículo Lattes.

Myrna Suely Silva Lorêto, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em administração pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração – PROPAD/UFPE. Atualmente é professora adjunta do curso de Administração do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco, atuando principalmente nos seguintes temas: organizações, políticas públicas, artesanato, trabalho. Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2023-06-01