O LÍRICO CRÍTICO ATRAVESSANDO O ENSINO DE SOCIOLOGIA: um relato de experiência da iniciação à docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n33.69997.p281-300

Palavras-chave:

ensino de sociologia, imaginação sociológica, lírico crítico, relato de experiência.

Resumo

Este estudo analisa a integração do lírico crítico para o ensino de sociologia no ensino médio através da iniciativa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Buscamos compreender como utilizar poesias, poemas, cordéis e o slam por meio de uma análise crítica para o ensino sociológico e quais foram os seus resultados. O trabalho destaca o relato de experiências de estudantes de licenciatura das ciências sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Colégio Júlio da Costa Neves, em Florianópolis/SC. Foram realizadas oito atividades-aulas ao longo do PIBID no ano letivo de 2023, dentre essas aulas-atividades foram incorporadas linguagens artísticas em cinco das oito aulas propostas. O estudo se concentrou em duas aulas, nas quais foram utilizados diversos gêneros poéticos. A investigação se dá por meio da observação participante, revisão bibliográfica, análise documental e questionário. Desse modo, argumenta-se que o lírico crítico presente nessas formas de expressão oferece uma interpretação crítica da realidade, enriquecendo o conteúdo e a imaginação sociológica. Portanto, o estudo visa analisar como os gêneros poéticos atravessaram os conteúdos sociológicos e seus efeitos sobre os alunos.

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Biografia do Autor

Bruna Cobelo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Ciências Sociais (bacharel) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduanda de Ciências Sociais (licenciatura) pela mesma universidade. Atuou enquanto bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela CAPES entre os anos de 2022 e 2024. Participou do núcleo de pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Políticas Públicas (NIPP/UFSC) de 2018 a 2020, no Instituto de Pesquisa de Risco e Sustentabilidade (IRIS/UFSC). É membra do Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb/UFSC) e do Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas (CANOA/UFSC). Atualmente investiga duas áreas: a primeira dirige-se ao saneamento básico, rural e indígena, antropologia da técnica e etnologia sobre os Mbya Guarani; e a segunda, sobre um ensino crítico, poesias e o conceito de lírico crítico. http://lattes.cnpq.br/6260949338041168.

Matheus Ferraz, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em educação. http://lattes.cnpq.br/0527652629124104.

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Publicado

2024-12-07

Edição

Seção

OFÍCIO DE CIENTISTA SOCIAL