EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E RACISMO: reflexões sobre as relações étnico-raciais na EJA na dissertação de Thâmara Borges
DOI:
https://doi.org/10.46906/caos.n33.70511.p314-326Palavras-chave:
EJA, alfabetização, relações étnico-raciais, Lei 10.639/2023.Resumo
Na sua dissertação, Thâmara Borges faz um apanhado da primeira concepção de Educação fomentada por instituições não governamentais, tais como o Movimento de Cultura Popular (MCP) e o Movimento de Educação de Base (MEB), sob a liderança da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), entre outras. Ela apresenta uma concepção teórica e prática de docentes no que concerne ao racismo, identificando como o ensino de relações étnico-raciais foi desenvolvido na escola em que realiza sua pesquisa, a partir da perspectiva histórica. O objetivo final é contribuir mais efetivamente com o trabalho teórico-metodológico em sala de aula, buscando maior visibilidade e conscientização sobre a temática da educação das relações étnico-raciais na educação de jovens e adultos (EJA), que, para a autora, continua a ser uma “alfabetização aligeirada para o trabalho” frente aos problemas educacionais da população pobre, majoritariamente negra, com projetos emergenciais, em vez de investir em reformas estruturais. Em diálogo com Nilma Lino Gomes, Borges enfatiza as ações do movimento para democratizar a educação formal e de qualidade para negros/as, incluindo a inserção da cultura e história afro-brasileira no currículo dos ensinos fundamental e médio, conforme a Lei 10.639 de 2003.
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Referências
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