IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA COMUNIDADES QUILOMBOLAS E ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE AREIA

  • Vanessa Chrystina Pontes da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Amália da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Cristina S. Rosa Universidade Federal da Paraíba
  • Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho Universidade federal da Paraíba

Resumo

A presente proposta é uma atividade do projeto de extensão rural Do Reconhecimento da Diferença à Superação da Indiferença: Programa de Inclusão Social e Promoção da Sustentabilidade no Município de Areia, que visa trabalhar com remanescentes quilombolas das Comunidades Negras: Senhor do Bonfim e Camará, bem como, estudantes da Escola Municipal Nelson Carneiro, localizada na cidade de Areia/PB. O objetivo do Curso de Inclusão Digital é propiciar ao público a inclusão digital e ao conhecimento das funcionalidades do computador. Inicialmente realizamos o cadastro dos participantes e elaboramos as atividades a serem utilizadas durante o curso: fichas de cadastro, listas de presença, apostilas teóricas, aulas em Power point a serem ministradas em sala, exercícios de aprendizado que serão utilizados como forma de avaliação e a escolha do programa de digitação e dos softwares educativos (jogos e editor de imagens-Tux paint). O curso é dividido em quatro módulos (1º Digitação, 2º Ambiente Windows, 3º Word e 4º Internet) e possui duas monitoras, cada uma responsável por sete turmas, às aulas acontecem semanalmente, no laboratório de informática da escola. O ambiente é composto por 12 computadores. O primeiro módulo do curso foi concluído e nossa avaliação parcial mostra que ainda temos um enorme desafio devido ao nosso público ser bastante variado (crianças, adolescentes, jovens e adultos), inclusive as atividades, constantemente, são adaptadas no decorrer das aulas. Observamos também, que alguns alunos tem facilidade em aprender, já outros, precisam ser estimulados a participar do curso, mas para isso é necessário que todas as máquinas do laboratório estejam em pleno funcionamento. Palavras Chaves: Inclusão Digital, Comunidade Quilombola, Inclusão Social

Biografia do Autor

Vanessa Chrystina Pontes da Silva, Universidade Federal da Paraíba
Graduanda em Med. Veterinária, bolsista PROEXT CCA/UFPB
Maria Amália da Silva, Universidade Federal da Paraíba
Graduanda em Agronomia, bolsista PROEXT CCA/UFPB
Ana Cristina S. Rosa, Universidade Federal da Paraíba
Profª Dra. na Graduação e Pós Graduação CCA/UFPB
Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho, Universidade federal da Paraíba
Profº Dr. na Graduação e Pós Graduação CCA/UFPB
Publicado
2013-03-01
Seção
Iniciação Científica