“QUEBRA-QUILOS”: LITERATURA E QUESTÕES AFRO-DESCENDENTES NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO

  • Jose de Sousa Campos Júnior UEPB
  • Wanessa Denyelle Sousa Gomes

Resumo

As práticas de ensino de literatura estão sendo rediscutidas e redimensionadas atualmente. Nesse sentido, o texto teatral contribui para que surjam novos métodos de abordagem literária que propiciem um desenvolvimento crítico e cultural dos alunos. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir como a interdisciplinaridade ajuda no desenvolvimento de novas abordagens do texto literário no ensino médio, especificamente de que forma é representada a personagem “negra” no texto teatral “Quebra-Quilos”, de Márcio Marciano. Analisaremos essas questões com base nas aulas ministradas no curso “Literatura e Afrodescendência: o que há por trás disso?”, desenvolvido com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada em Campina Grande, por iniciativa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade estadual da Paraíba (UEPB). A pertinência deste trabalho reside na necessidade atual de abordar aspectos relativos à história e cultura dos afro-descendentes na sala de aula e na exposição de novas formas de abordagem do texto literário. Tomaremos como aporte teórico: Cosson (2006); Martins (2006); Metzler (2006); Moraes (2011); Santos (2008), entre outros. Palavras-chave: Educação; Literatura; Afrodescendência.
Publicado
2013-03-01
Seção
Educação, Ações Afirmativas e Relações Etnicorraciais