A deusa Sarasvatī no hino 6.61 do Ṛgveda
Palavras-chave:
Sarasvatī, Ṛgveda, hinos dos Vedas, deusaResumo
Neste trabalho apresentamos uma análise sobre presença da deusa Sarasvatī em um dos hinos do Ṛgveda (sūkta 6.61). O Ṛgveda é uma coletânea de 1.028 hinos (sūktas) dos quais, três são dedicados integralmente a Sarasvatī e 72 outras passagens dos hinos fazem menção a ela. Costuma-se reduzir Sarasvatī nos Vedas a um rio, dando uma interpretação puramente naturalística, mas essa é uma leitura imperfeita, pois os hinos vêdicos dedicados a Sarasvatī mostram claramente sua conexão com outros aspectos e atributos que não podem ser endereçados a um rio puramente físico. Ela é cheia de riquezas e generosa; é poderosa, podendo destruir forças negativas; é capaz de inundar o céu e a terra, reside nos três mundos e abrange os sete elementos; pertence a um grupo de sete irmãs. Ela é elogiada pelo vidente (ṛṣi) como a mais amada dentre as amadas, a mais grandiosa, a mais impetuosa. O ṛṣi invoca sua proteção, pede que ela distribua águas e desvie o veneno, que proteja o pensamento (dhī), que dê plenitude e riquezas, que leve para longe dos inimigos e dos críticos – e, por fim, que ela não se afaste do seu devoto, nem o destrua.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-26
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).