O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os originais devem ser enviados em formato DOC, DOCX ou RTF, e também em formato PDF, para o seguinte e-mail: cultura.oriental.ufpb@gmail.com. O texto deve utilizar a fonte Times New Roman, exceto no caso de caracteres especiais que não possam ser representados com essa fonte. Caso haja a necessidade de fontes especiais, os autores devem adotar um dos dois procedimentos seguintes: (a) enviar, além do seu trabalho, a fonte utilizada (arquivo TTF); ou (b) incorporar a fonte no próprio arquivo do DOC ou DOCX.

 

A mensagem encaminhando o trabalho submetido para publicação deve informar que se trata de um original inédito que está sendo submetido para publicação no periódico Cultura Oriental; e deve especificar o tipo de trabalho enviado (artigo de pesquisa, resenha, etc.).

 

As ilustrações devem ser fornecidas sob a forma de arquivos de alta resolução, com imagens nítidas e adequadas para reprodução, com 300 pixels por polegada (118 pixels por centímetro). Não serão aceitas imagens de baixa qualidade. As ilustrações devem ser acompanhadas de legenda e ter a indicação de sua fonte. Os autores devem fornecer apenas imagens cuja reprodução seja permitida (por exemplo, que sejam de domínio público).

 

Na versão impressa do periódico, todas as ilustrações serão publicadas em preto e branco (e tons de cinza), por isso todas as imagens coloridas que forem enviadas serão convertidas. Na versão eletrônica, podem ser incluídas ilustrações coloridas, que também devem ser de alta resolução.

 

As referências bibliográficas devem aparecer em lista colocada ao final do artigo, em ordem alfabética e cronológica. Devem seguir as normas da ABNT e devem ser completas – contendo, por exemplo, as páginas inicial e final de artigos e capítulos de livros, nomes dos tradutores de obras, cidade e editora de publicação de livros, etc. Os nomes dos autores devem ser fornecidos por extenso e não com o uso de iniciais. Os títulos de periódicos devem ser fornecidos por extenso e não abreviados. Veja alguns exemplos abaixo:

 

SCHMIDT, Christian. A arte tradicional tibetana do primeiro milênio. Tradução de Otávio Silva e Mariana Mattos. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

 

MOURÃO, António; HENRIQUES, João Baptista (orgs.). Dois séculos de divulgação da música chinesa no ocidente. Porto: Almofada Cultural, 2004.

 

ARRUDA, Maria. A recepção da música chinesa na Inglaterra vitoriana. Pp. 34-76, in: MOURÃO, António; HENRIQUES, João Baptista (orgs.). Duzentos anos de divulgação da música chinesa no ocidente. Porto: Almofada Cultural, 2004.

 

HANNEDER, Juergen. Vedic and tantric mantras. Rivista degli Studi Orientali, 71: 147-167, 1997.

 

RIGOPOULOS, Antonio. Dattātreya: the immortal guru, yogin, and avatāra. Tese (Doutorado em Filosofia). Albany: State University of New York, 1978.

 

ALVES, Maria B. Martins; ARRUDA, Susana Margareth. Como fazer referências (bibliográficas, eletrônicas e demais formas de documentos). Biblioteca Universitária, Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <http://www.bu.ufsc.br/framerefer.html>. Acesso em: 10/março/2012.

 

Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas para comentários, e não para indicar referências bibliográficas. Dentro do texto, as referências devem ser citadas entre parênteses, indicando o sobrenome do(s) autor(es), ano de publicação, volume (se for o caso) e páginas. Por exemplo: (Fulano, 2007, p. 35), (Fulano & Sicrano, 1985, v. 3, p. 128). Conforme o caso, o sobrenome do autor aparecerá fora dos parênteses, como no exemplo seguinte: “De acordo com a análise de Fulano (2007, p. 35)...”.

 

As citações curtas devem ser colocadas entre aspas, sem itálico, dentro do próprio texto. As citações longas (mais de 3 linhas) devem ser colocadas sem aspas e sem itálico em um parágrafo isolado, com recuo à esquerda de 1,5 cm, deixando uma linha em branco antes e outra depois da citação.

 

Os autores que não seguirem rigorosamente as instruções editoriais de Cultura Oriental serão solicitados a adequarem seus originais às normas da revista e a completarem as informações incompletas, quando for o caso. Isso pode resultar em atraso na publicação do artigo.

 

A submissão de um trabalho para publicação em Cultura Oriental implica na cessão do direito de publicação à revista. Os artigos publicados neste periódico não poderão ser publicados em livros ou outros periódicos sem autorização formal dos Editores.

 

Para enviar uma mensagem para o periódico Cultura Oriental, utilize este endereço: cultura.oriental.ufpb@gmail.com.

Artigos de Pesquisa

Artigo de pesquisa: resultados de investigação original e madura, com extensão de até 9.000 palavras

Artigos de Revisão

Artigo de revisão: análise comentada de trabalhos recentes e do estado da arte de um tema relevante para a revista, feita por um pesquisador experiente, com extensão de até 12.000 palavras

Comunicação

Comunicação: texto breve sobre tema pontual, ou trabalho com resultados parciais de pesquisa em andamento, com extensão de até 3.000 palavras

Tradução Comentada

Tradução comentada: versão de texto relevante sobre a cultura oriental cujo direito autoral esteja vencido, realizada a partir do idioma original, podendo ser acompanhada pelo original (edição bilíngue), com extensão de até 15.000 palavras (incluindo o original)

Resenha de Livro

Resenha de livro: comentário a respeito de publicação recente (dos últimos 4 anos) relevante, com extensão de até 3.000 palavras

Resumo de Tese ou Dissertação

Resumo de tese ou dissertação: com extensão máxima de 800 palavras

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.